PRESENÇAS MARCANTES | DELPHUS GALERIA DE ARTE E MOLDURAS

EXPOSIÇÃO COLETIVA HOMENAGEIA MULHERES DURANTE O MÊS DE MARÇO

Dez artistas visuais gaúchas envolvidas com as questões do universo feminino integram a exposição Presenças Marcantes, que será aberta na segunda-feira (4/3) na Delphus Galeria de Arte e Molduras, em Porto Alegre, em homenagem às mulheres, cuja data internacional transcorre dia 8. Com curadoria de Denise Giacomoni, a mostra ficará aberta à visitação do público até 30 de março.

“O tema mulher é polêmico, instigante e até mesmo proibido ou velado no contexto da história da arte – e na maioria das vezes abordado por artistas homens. Nesta exposição, é transmitido o discurso de artistas mulheres sobre as vivências femininas: o feminino visto e configurado pelo feminino”, ressalta a curadora.

Ela acrescenta que as obras “transbordam suavidade, mas ao mesmo tempo denunciam a submissão imposta e os segredos por trás de cândidas expressões”. Para Denise, a mulher tem o dom da duplicidade: “é uma fortaleza, mas também macia e acolhedora”.

Donas de carreiras iniciadas há anos e reconhecidas por sua produção, as artistas apresentam trabalhos com diferentes visões sobre a temática. O grupo é composto por Márcia Marostega, Miriam Postal, Márcia Rosa, Nara Fogaça, Dirce Pippi, Márcia Baroni, Rose Osório, Rejane Karam, Mirian Garcia e Carmen Medeiros. Não só Porto Alegre, mas também cidades importantes e com tradição nas artes gaúchas, como Santa Maria, Passo Fundo, Bagé e Santa Cruz do Sul, aparecem como lugares de origem das artistas da mostra.

Autora de dois nus femininos (um deles na foto em destaque), Nara Fogaça gosta de abordar a beleza e a sensualidade do corpo da mulher. “Meu trabalho, como artista visual, sempre foi, desenhar e pintar a figura humana, acima de tudo o rosto, o olhar e o corpo da mulher. É uma paixão. Um gesto espontâneo”.

Nas obras, em cores e formas, as artistas abordam aspectos aparentes e subjetivos da vida da mulher, como o corpo, a complexidade psicológica durante a gestação, conflitos e superações, seu papel na sociedade, a relação com a natureza e o divino, a solidão e a coragem, por exemplo.

A Delphus, inaugurada em 1974, está completando 50 anos. A galeria detém um acervo que inclui mais de 250 artistas visuais do Brasil nos estilos clássico, moderno e contemporâneo. No espaço é possível encontrar pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e reproduções (nacionais e importadas).

Entrada gratuita

Compartilhar: