Preliminares | Espaço C·A·M·A

No próximo sábado 27 de fevereiro o Espaço C·A·M·A (São Paulo), iniciativa coordenada por 5 galerias de arte de 4 cidades distintas, inaugura a exposição ‘Preliminares’. A coletiva reúne obras de 25 artistas brasileiros e internacionais que trabalham com as galerias e tem a intenção de ser um prelúdio da programação futura do espaço. O C·A·M·A está localizado em uma casa de dois andares na Vila Modernista projetada nos anos 1930 pelo artista Flávio de Carvalho no bairro Jardim Paulista.

C·A·M·A (Colaboração entre Agentes do Mercado de Arte) é um projeto fundado por um grupo de jovens galerias de arte contemporânea atuantes no mercado local e internacional, como a portuguesa Kubikgallery, a carioca Cavalo, a mineira Periscópio e as paulistas Casanova e 55SP. Seus diretores se reuniam semanalmente desde o final de 2019 para discutir informalmente sobre as adversidades do gerenciamento de um espaço cultural próprio. Nesses encontros virtuais, intensificados durante a quarentena, criaram uma plataforma digital de conteúdo de arte contemporânea, com matérias, entrevistas, agenda de eventos e mais, lançada em outubro de 2020. A partir do final desse ano, surgiu a ideia de compartilhar um estabelecimento na cidade de São Paulo.

Partindo da heterogeneidade e do consenso como principais características do empreendimento, os integrantes se impuseram ao desafio de criar em ‘Preliminares’ uma mostra inicial em que o exercício de cooperação seria a temática subliminar. Assim, cada galeria convidou um grupo de artistas sem o conhecimento prévio de quais obras os outros espaços exibiriam, adicionando imprevisibilidade e estimulando as negociações e concessões entre os integrantes.

“Embora já conversássemos há mais de um ano, decidimos debutar a casa nesse exercício íntimo e despretensioso conosco e com as obras”, dizem os galeristas Ana Elisa Cohen, Rodrigo Mitre, Adriano Casanova, Julia Morelli, João Azinheiro e Felipe R Pena. “Queríamos nos desafiar e construir um terreno de relações horizontais e a partir deste primeiro projeto as identidades particulares de cada galeria se confrontam através das obras de seus artistas representados’.

A mostra ‘Preliminares’ permanece até o dia 20 de março de 2021 na Alameda Lorena 1257, casa 4.

Artistas participantes:
Alvaro Seixas, Amélia Toledo, Éder Oliveira, Fabiana Faleiros, Flávia Vieira, Ignacio Gatica, Iran do Espirito Santo, João Loureiro, Luana Vitra, Manfredo de Souzanetto, Manoela Medeiros, Marcius Galan, Mauro Giaconi, Michael Wesely, Paulo Vivacqua, Pedro Tudela, Pedro Vaz, Randolpho Lamonier, Renata Padovan, Ricardo Alcaíde, Sergio Fernandes, Tatiana Grinberg, Thalita Hamaoui, Thora Dolven Balke, Toby Christian e Umberto Costa Barros.

Compartilhar: