José Ricardo Basiches | Salão Nobre da Hunter Douglas

O arquiteto e artista plástico José Ricardo Basiches, inaugura “Por Onde Andei…”, sua primeira mostra individual de desenhos em suportes diversos, no Salão Nobre da Hunter Douglas. Com aproximadamente 68 trabalhos com montagem diferenciada – impressão em 3form, “sandwich” de 3form, backlinghts – as obras são expostas em ‘réguas’ suspensas de diversos comprimentos criando a sensação de movimento em material estático.
Essa expografia se adequa bastante a variedade de visões e sensações do artista, transpostas em momentos vividos e lugares por onde andou. O traço firme do arquiteto, misturado ao encantamento do desenhista, registram ou fotografam com o olhar imagens, que devido a urgência em serem retratadas, migraram dos cadernos para os guardanapos nos bares ou restaurantes. Esse novo uso do papel, mesmo sendo acessível e barato, tem suas limitações de tamanho e, principalmente, fragilidade.
Começa então, uma nova fase com uma série de registros rápidos, a grande maioria elaborados em esperas de almoço, em que a vontade de expressar, por meio do traço, o espaço, cada volume, suas sobreposições e, por fim, não mais importante, a forma como José Ricardo enxerga a presença da escala humana no desenho, é ressaltada. E, toda essa organização do trabalho nos é apresentada na exposição individual do artista em questão.
“Guardanapos recebem traços, e traços me inspiram a desfrutar uma viagem sensorial por cada lugar onde passei.” (José Ricardo Basiches)
 

Compartilhar: