Poéticas Femininas na Periferia | Paço Imperial

Thais Basilio | FOTO: Thaís Monteiro

O Paço Imperial inaugura, em 8 de julho, a mostra Poéticas Femininas na Periferia, criada a partir de uma imersão virtual de 2 meses com alunas de diferentes espaços periféricos da região metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto, produzido pela plataforma Artistas Latinas, tinha como foco profissionalizar e discutir as poéticas essenciais para a construção de trabalhos contemporâneos de artistas emergentes, com até 5 anos de carreira.

O curso contou com a participação das professoras Isabel Carvalho, criadora da plataforma de cursos Um Teto Seu, e Andréa Hygino, ganhadora do 3° Prêmio Select na categoria Camisa Educação.

Para a exposição, foi montada uma proposta curatorial elaborada a partir das pesquisas e discussões trazidas pelas artistas participantes da mentoria durante o período de realização do curso. São 29 artistas de diferentes suportes, apresentando trabalhos inéditos ou reeditados, demonstrando o papel da mentoria no aprimoramento de suas obras.

O contato entre produções tão distintas gerou seus próprios atravessamentos, conexões e costuras poéticas. Nesse processo construído de forma coletiva ficou evidente que cuidávamos de uma mesma necessidade, RESISTIR.

Em tempos de pandemia e desgoverno, o trabalho de cada uma dessas artistas não foge a essa vontade. Nessa mostra as vivências enquanto mulheres, periféricas/suburbanas e artistas se materializam em exercícios de resistência ao sexismo, à exclusão territorial, à desvalorização da prática artística, aos silenciamentos.

A exposição ficará em cartaz até 15 de agosto, na Praça dos Arcos do Paço Imperial, seguindo todos os protocolos sanitários em vigência na cidade do Rio de Janeiro.

Águi Berenice | FOTO: Thaís Monteiro

Artistas Participantes

Águi Berenice, Ana Bia Novais, Ana Brito, Andiara Lourenço, Bia Gonçalves, Carinne Lira, Carla Santana, Claudia TS, Cynthia Dias, Ingrid Lemos, Karine de Souza, Kimera Moreira, Layla Werneck, Lolly, Mayara Velozo, Melissa Anselmo, Monique Rodrigues, Monique Serenado, Myllena Araujo, Roberta Vaz, Silvana Marcelina, Silvia Schiavone, Talita Nascimento, Tâmisa Pereira, Thaís Basilio, Thaís Iroko, Vanessa Guida, Virna Bemvenuto e Yaya Ferreira.

 

Compartilhar: