OCUPA RETRÔ é a ocupação por Paulo Cibella e Renato Gosling do atelier RG, uma casa com 350 m² em arquitetura industrial, onde funcionou o Ballet Paula Castro unidade Alto de Pinheiros amplo espaço, pé direito de 4 m, com paredes de espelho da companhia contrastando com o piso destroyed de algumas salas após a retirada dos tablados. Espalhados pelo térreo e pelos dois andares, estão expostas as obras individuais de Paulo Cibella e Renato Gosling, um panorama de suas produções, além de obras inéditas collab.
Têm visitado desde a abertura da exposição, artistas, curiosos, colecionadores, curadores, estudantes de arte, pessoas interessadas em arte em geral para prestigiarem o espaço e o encontro destes artistas que culminou em mais de 60 trabalhos expostos. Além de versões NFTs.
Dentre os expostos, Renato e Paulo se expressam através da similaridade poética de olhar para o passado através de símbolos e ícones, com humor, exaltando um tempo em que as coisas eram encaradas com mais leveza, mas sem um saudosismo que estagna, pelo contrário, move em direção a novas possibilidades de futuro. O tom também é dado pela valorização da cor local, seja na brasilidade, em logos paulistas revisitadas ou em símbolos da cultura de massa mais especificamente a cultura pop. Os trabalhos também enveredam por diversas linguagens artísticas, como objetos, fotografias e fotomontagens, serigrafia, pintura, escultura e até intervenções em taxidermia. As Collabs são revisitações da logo da extinta PAN chocolates e da TELESP em serigrafia e NFT. Os olhares atentos aos trabalhos de Renato perceberão que estão presentes também prelúdios de séries porvir como bonecos em fundição a partir do croché ou fotografias de miniaturas de animais com ornamentos de caneta no políptico Revolução dos Bichos. Ou seja, a mostra apresenta não só um compilado do que já produziram, e o que produziram em conjunto, mas aponta possibilidades de para onde seguirão as investigações artísticas.
˜ Pérola Pessoa