Paisagens Mineradas | Museu da Inconfidência

Em um mês simbólico, que marca os nove anos do rompimento da barragem de Mariana, a exposição “Paisagens Mineradas: marcas no corpo-território” estreia, no próximo dia 30 de novembro, no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. Com realização do Instituto Camila e Luiz Taliberti e curadoria de Isadora Canela e Carla Cruz, a mostra reúne 12 artistas mulheres que, por meio de videoarte, instalações, pinturas e gravuras, retratam as cicatrizes deixadas pela mineração em corpos e territórios brasileiros.

Com um enfoque em memória, denúncia e renascimento, a exposição aborda as consequências históricas e contemporâneas da exploração mineradora. Helena Taliberti, presidentedo Instituto e mãe de duas das 272 vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, destaca: “Esta exposição é um convite para que a sociedade reflita sobre o futuro que está sendo construído e para que tragédias como essas não sejam esquecidas.”
Uma programação de abertura marca o final de semana de estreia. Performances artísticas, debates e exposição de filmes vão proporcionar uma experiência de imersão reflexiva. A entrada gratuita e a visitação segue até 15 de março de 2025.

Programação de abertura

30/11 (sábado)
10h Performance Evocação ao rio, Lis Haddad
15h Fala de abertura Helena Taliberti, ICLT e AVABRUM
16h Atividade coletiva Tecer Florestas, com Associação das Senhoras Artesãs – ASA
18h30 Filme Ode ao Choro, de Cecília Engels
20h Mesa de conversa: Tragédia e poética. Mediação: Isadora Canela, curadora
Participantes: Bernardete Ribeiro Teixeira (ASA), Cecilia Engels (Diretora de Ode ao Choro) e Lis Haddad, (Artista)

01/12 (domingo)
10h Performance Evocação ao rio, Lis Haddad
11h Mesa de conversa: A Propaganda na Era do Greenwashing
Mediação: Carla Cruz (curadora). Participantes: Elton Hipólito (artista e ex-funcionário Renova), Isis Medeiros (fotojornalista), Lucas Ramos (GEPSA Ufop)
14h Performance do grupo de dança Fênix do Quilombo de Gesteira
14h45 Filme O lugar mais Seguro do Mundo, de Helena Wolfenson e Aline Lata
16h Mesa de conversa: Tragédia local, Impacto global . Mediação: Fabíola Mendonça (Presidente da Fundação Memorial Brumadinho). Participantes: Nayara Porto (AVABRUM), Tatiana Ribeiro (GEPSA Ufop) e Murilo Rocha (Autor do livro Engenharia de um Crime)

Compartilhar: