Pablo Ferretti | Galeria Mamute

A Galeria Mamute inaugura a exposição “Turmoil”, do artista representado Pablo Ferretti. A mostra apresenta um conjunto de pinturas a óleo.
Partindo manipulação do acúmulo visual cotidiano e referencial do artista, bem como da dissolução dos mesmos através da materialidade da pintura, Pablo Ferretti trata de questões de controle e devir, bem como do processo de transformação do que se torna abstrato e o que se apresenta como figuração. Na prática do artista são visíveis os gestos de suspensão e ruptura como forma de manter abertas as possibilidades da pintura.
Segundo o curador Bernardo José de Souza, a obra de Pablo Ferretti é dotada da mesma plasticidade que caracteriza os tempos futuros. Nada é evidente em suas pinturas, tudo é difuso, ora parece desenhar-se com clareza, ora parece evanescer-se diante de nossos olhos. A busca por uma imagem quase abstrata, que caracterizou boa parte da produção recente do artista, agora abre espaço para uma nova pesquisa que abandona por completo aquilo que restava de figurativo em suas telas. São paisagens desconhecidas, inomináveis, imagens mentais poluídas, dotadas da mesma carga de mistério que constitui o mundo pouco acessível do inconsciente; são imagens que tanto remetem à história da pintura, mais particularmente aos esforços de Turner em capturar o estado gasoso dos céus da Inglaterra quanto às limitações impostas pelos cinco sentidos dos quais a natureza humana foi dotada.
SOBRE PABLO FERRETTI
Porto Alegre, 1974. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil. 2008 -‐‐ Mestrado em Pintura. Royal College of Art. Londres. 2001 -‐‐ Bacharelado em Pintura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2014 -‐‐ Indicado ao Prêmio investidor Profissional em Arte-‐‐ PIPA. 2012 -‐‐ Indicado a Destaque em Pintura no VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. 2008. Ridley Scott Associates/RS. A Films Artist in Residence 2008 -‐‐ 2009. Londres, Reino Unido.

Compartilhar: