O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp apresentam, no segundo semestre de 2024, uma nova edição do projeto Osesp MASP, que combina artes visuais e música no palco do MASP Auditório. Para a abertura da temporada, no dia 4 de setembro, o projeto propõe um espetáculo que reflete sobre como as tradições artísticas reverberam e se relacionam com as produções do presente. A apresentação tem em sua seleção peças de cinco compositores – Luiz Amato, Marcos Balter, Clarice Assad, David Lang, Steve Reich e Heitor Villa-Lobos – em diálogo com a escultura A distância entre… (1997), de Waltercio Caldas, presente no acervo MASP.
“Embora as obras não pertençam ao mesmo movimento artístico, todos compartilham da intenção de compor a contemporaneidade. São compositores que especulam sobre o passado e a tradição na música para compor obras em sintonia com o tempo presente”, comenta Cadu Riccioppo, historiador da arte convidado para dar início à nova temporada. Para Riccioppo, a obra A distância entre…, do artista Waltercio Caldas, realiza o mesmo movimento de olhar para trás com o intuito de criar uma obra contemporânea a partir de referências históricas. A escultura, composta por linhas de metal que formam conjuntos de vasos e copos, faz referência à natureza morta, gênero clássico no campo da pintura. Além disso, o artista ainda agrega à obra pequenas placas de acrílico transparente gravadas com sobrenomes de artistas canônicos da história da arte europeia do século 16 ao 20.
O historiador convidado inicia o evento com uma breve contextualização sobre a programação do espetáculo e na sequência a interpretação da música fica por conta do Septeto Osesp, formado por sete musicistas: Soraya Landim no violino; Claudia Nascimento na flauta; Giuliano Rosas no clarinete; Adriana Holtz no violoncelo; Horácio Gouveia no piano; Ricardo Bologna e Henri Brandino na percussão. Após o espetáculo, o público poderá visitar a obra A distância entre…, que integra o acervo do MASP desde 2020.
Promovido pelo MASP e pela Osesp desde 2015, o projeto é uma realização do Ministério da Cultura. Cada apresentação estabelece diálogos entre as artes visuais e música, relacionando similaridades estéticas e históricas entre ambas, sendo que cada especialista convidado faz uma conexão entre as obras de arte da coleção do MASP e peças musicais interpretadas por músicos da Osesp.
PROGRAMA
LUIZ AMATO [1960-]
Amolafaca
6 min
MARCOS BALTER [1974-]
Ligare
7 min
CLARICE ASSAD [1978-]
Emotiva
4 min
STEVE REICH [1936-]
Marimba Phase [Fase da marimba]
HEITOR VILLA-LOBOS [1887-1959]
Choros nº 2
3 min
DAVID LANG [1959-]
Stuttered Chant [Canto balbuciado]
5 min
REINALDO MOYA [1984-]
Polythene Sonata Product [Sonata produto polietileno]
11 min
15 min
OBRA COMENTADA
Waltercio Caldas (Rio de Janeiro, Brasil, 1946), A distância entre…, 1997, acervo MASP, doação Ricard e Angela Akagawa, 2020.