ÓRBITA HÉLIO | MT PROJETOS DE ARTE

“Órbita Hélio” é a exposição inaugural do MT Projetos de Arte, reúne imagens de grande experimentalismo da arte brasileira, nas décadas de 60 e 70. Tem como ponto de convergência a obra de  Hélio Oiticica. O traço definidor da mostra é que todos os artistas que dela participam, como Andreas Valentin,Thomas Valentin e Roberta Salgado, conviveram com Oiticica e foram cúmplices em artes. 

A visita à exposição também permite reencontrar Hélio em companhia de Gal Costa, nos bastidores de show da cantora, de  1971, em registro de Frederico Mendes. 

Neville de Almeida, conhecido parceiro do artista, também comparece. Roberta Salgado, autora dos “Poemas em objeto” que  integram o Penetrável Tropicália, exibe um raro exemplar dessa série. 

Ademais, marcante é a participação de moradores da Mangueira, em  dinâmica interação com Bólides e Contrabólides. E também  Parangolés. A cor, a obra, ativada pelo calor e movimento  dos corpos: Nildo, Paulo Ramos, Nininha, Lilico e mestre-sala  Delegado.

A exposição conta, ainda, com imagens de Marcos Rodrigues,  nos bastidores da última entrevista de Oiticica, concedida para o  pintor Jorge Guinle e publicada na revista Interview.

Compartilhar: