Olho nu – Rogério Reis | Instituto Olga Kos

Olho nu – Rogério Reis (Instituto Olga Kos, 2021), 160 páginas, R$ 120,00, é o novo livro do fotógrafo Rogério Reis, a ser lançado nas livrarias em setembro. A publicação editada pelos irmãos João e Kiko Farkas reúne um consistente apanhado do trabalho de Rogério, cuja trajetória marca cerca de 40 anos ininterruptos.

Todo em preto e branco, bilíngue (inglês/português), Olho Nu é dividido em trabalhos conhecidos de Rogério Reis, como Na Lona, Ninguém é de Ninguém, momentos de sua longa carreira como fotojornalista que traz imagens históricas como o belo retrato de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), de 1982, quando o poeta completava 80 anos, produzido para o Jornal do Brasil (JB), os surfistas de trem do ramal de Japeri do Rio de Janeiro, trabalho de repercussão internacional, para a Agência F4, entre outras imagens deslumbrantes nas ruas e praias do Rio de Janeiro, muitas inéditas como as freiras no Leblon, RJ, que referenciam o instante decisivo Bressoniano. Olho Nu faz, portanto, uma linda homenagem à fotografia de rua, muito utilizada no século XX e um pouco esquecida com a digitalização das imagens. “Este livro para mim é um reencontro editorial com a fotografia de rua” afirma Rogério Reis.

O livro mostra ao leitor o Rio de Janeiro como ele é. O fotojornalismo factual também surge com força em imagens contundentes. Na primeira página do livro o leitor admira uma imagem deslumbrante da cidade que encanta o mundo por suas paisagens inspiradoras. Na segunda página o leitor já encontra a impactante foto de policiais dentro de um caveirão. Há fotografias sensuais profundas e imagens fortes que reafirmam a passagem de uma simples situação jornalística para uma realidade absolutamente sintética. “A soma dessas pequenas sínteses, através de olhares que vamos chamar de editorial, de editores, compõe um todo, que de repente vamos chamar de universo, uma visão pessoal de uma cidade.” diz o João Farkas, editor do livro.

Com capricho editorial, o livro traz, ainda, o registro de uma instigante conversa do autor com o editor do livro, o fotógrafo paulistano João Farkas; a artista e professora paraense Mayra Rodrigues; o fotógrafo paulista Edu Simões; o jornalista e professor carioca Rosental Alves; a historiadora fluminense Ana Mauad e o historiador carioca Maurício Lissovsky, um elenco estelar da produção e do pensamento da arte, da imagem fotográfica e da história social brasileira.

Todo valor arrecadado pelo autor nas vendas do livro pelas livrarias será doado para um projeto social na cidade do Rio.

Compartilhar: