Oficinas Saberes da Mangueira | MAM Rio

RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 04/03/2019 - CARNAVAL 2019: Desfile das escolas de samba do Grupo Especial no Sambodromo carioca, na Avenida Marques de Sapucai, promovido pela LIESA - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Na imagem, o desfile da Mangueira com o enredo "Historia pra ninar gente grande" que conta a historia do Brasil pela otica dos herois populares e faz homenagem a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018. Foto: Alexandre Brum/Ag. Enquadrar MANGUEIRA SAMBODROMO MARQUES SAPUCAI CIDADE CARNAVAL 2019 LIESA ESCOLAS DE SAMBA RIOTUR FOLIA AGREMIACAO DESFILE GRUPO ESPECIAL

Em parceria com integrantes da Estação Primeira de Mangueira, MAM Rio apresenta programação ampla, diversa e inclusiva de janeiro a março.

Durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) oferecerá programação gratuita para todos os públicos, contemplando famílias, adolescentes, crianças e bebês. É o projeto MAM de Verão, que inclui oficinas, ateliês, performances, cursos, jornada de estudos, visitas mediadas, ciclo de leitura cinematográfica e o início das atividades da Cinemateca ao ar livre. As ações vão acontecer nos espaços do museu, nas áreas circundantes do Parque do Flamengo e também em ambiente digital, engajando o público com dinâmicas diversas de criação.

O Carnaval, cancelado em decorrência da pandemia de Covid-19, é o disparador que inspira as atividades de “não-carnaval” do novo projeto. Em paralelo à exposição Hélio Oiticica: a dança na minha experiência, em cartaz até 7 de março, o museu oferecerá oficinas, seminários e performances desenvolvidos com o curador convidado Leandro Vieira, carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira, em parceria com expoentes da tradicional escola carioca.
Esses eventos, protagonizados por mestres e artistas da Verde e Rosa, trazem saberes ancestrais ao MAM Rio e marcam o reinício das atividades do Bloco Escola a partir de janeiro.

As Oficinas Saberes da Mangueira ocorrerão às sextas feiras do mês de Janeiro das 14h às 16h no MAM Rio.

Dias 08/01 e 29/01: Oficina de dança coletiva com Evelyn Bastos, rainha de Bateria da Estação Primeira de Mangueira

Dia 15/01: Oficina de percussão coletiva com Wesley, mestre de Bateria da Estação Primeira de Mangueira

Dia 22/01: Oficina de dança coletiva com o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Estação Primeira de Mangueira

Programação completa e inscrições prévias através do site do MAM Rio.

Compartilhar: