Oficina: Crítica de arte – teoria e prática | Atelier Sanitário

A oficina “Crítica de arte – teoria e prática”, oferecida por Thiago Fernandes no Atelier Sanitário, tem o objetivo de introduzir os participantes no campo da crítica das artes visuais e fomentar o pensamento crítico sobre trabalhos artísticos e exposições. Em quatro encontros serão apresentadas as ferramentas e métodos fundamentais para a escrita de um texto crítico, o papel da crítica hoje e seu desenvolvimento histórico. O programa inclui a apresentação/leitura das principais referências nacionais e internacionais no campo da crítica e a proposta de exercícios de escrita que serão revisados pelo professor e discutidos coletivamente, configurando a experiência como um laboratório de escrita sobre arte. A realização dos encontros em um ateliê de artistas propõe a imersão dos participantes em um dos ambientes fundamentais para a formação e para o processo de escrita do crítico. Busca-se, portanto, um modelo pedagógico que foge do molde tradicional de sala de aula e aproxima os participantes à prática do crítico de arte. No final da penúltima aula, será realizado um churrasco de confraternização no terraço do Atelier Sanitário.

Público-alvo: estudantes ou profissionais das áreas de artes e comunicação, escritores, historiadores, professores e pessoas interessadas em escrever sobre artes visuais

Dias e horários: Sábados, de 9h30 às 12h, do dia 15/06 ao dia 06/07.

Investimento: R$ 300,00
Valor promocional para estudantes e moradores da Gamboa: R$ 150,00

Programa:

Aula 1 (15/06):
Fundamentos da crítica de arte
Questões técnicas e processos de escrita
História da arte e crítica da arte

Aula 2 (22/06):
A escrita sobre uma obra
O método formalista
O método iconológico
O método sociológico

Aula 3 (29/06):
A escrita sobre uma exposição
Crítica e curadoria
Crítica, modernismo e contemporaneidade – Parte 1: o cenário internacional
[Churrasco de confraternização]

Aula 4 (06/07):
Crítica, modernismo e contemporaneidade – Parte 2: o cenário brasileiro
A crítica de arte hoje

Carga horária e certificação: 10h. O participante poderá solicitar um certificado digital comprovando sua participação na oficina.

Sobre o professor:

Thiago Fernandes é historiador da arte, crítico, curador e designer gráfico. Desenvolve pesquisas em arte contemporânea, intervenções urbanas e teoria da imagem, com ênfase na virada do século XXI. É mestre em Artes Visuais com ênfase em História e Crítica da Arte pela UFRJ. Escreve para as revistas Dasartes e Caju e é autor do blog Nuvem – Arte e Crítica.

Sobre o Atelier Sanitário:

O Atelier Sanitário, originalmente um espaço de trabalho dos artistas Daniel Murgel e Leandro Barboza, hoje intitula-se como uma oficina e laboratório de arquiteturas poéticas e autoconstrução. Com a entrada de Thiago Fernandes, o Atelier Sanitário se abre para práticas expositivas e pedagógicas, como maneira de ativar o espaço para outros agentes e outros propósitos, além do trabalho artístico dos artistas residentes.

Como se inscrever:

Envie seu nome completo para thiagosmfernandes@gmail.com solicitando sua inscrição na oficina. Verificaremos a disponibilidade de vagas e enviaremos os dados bancários para o depósito da taxa de matrícula. Caso solicite o desconto para estudante ou morador da Gamboa, não deixe de enviar seu comprovante de matrícula em uma instituição de ensino ou comprovante de residência, no segundo caso.

Compartilhar: