O Pequeno Colecionador | Carbono Galeria

Carbono Galeria e Brinquedos do Mundo apresentam a mostra O Pequeno Colecionador, com curadoria de Artur Lescher e Mariane Klettenhofer. A exposição reúne trabalhos lúdicos que vão do objeto à performance, de autoria de 21 artistas. Alguns deles conceberam brinquedos pela primeira vez, especialmente para a mostra, enquanto outros já desenvolvem esta temática em suas pesquisas.

A exposição é um desdobramento do projeto Brinquedos do Mundo — um canal de pesquisa e comércio virtual que busca identificar e trazer brinquedos produzidos por diversas culturas ao redor do globo, com o intuito de assim valorizar a produção manual e os saberes locais de diversas tradições.

Além de trazer como referência brinquedos realizados por artistas populares, O Pequeno Colecionador se inspira também na produção de brinquedos de artistas e arquitetos mundialmente conhecidos como Alexander Calder, Pablo Picasso e Paul Klee, que produziram brinquedos para seu uso pessoal e familiar, ou Ray & Charles Eames e Joaquín Torres García, que chegaram a comercializar alguns deles.

Estes exemplos suscitam questões sobre o fazer artístico. O processo criativo pode ser pensado como algo similar a uma brincadeira? Seriam as atividades da infância determinantes na formação da linguagem artística?

O objetivo de O Pequeno Colecionador é pensar o brinquedo como uma forma de expressão, como um exercício de imaginação e reflexão sobre o mundo, onde é oferecida aos mais novos a oportunidade de adentrar no universo da cultura dos adultos — seja nos jogos de imitação ou no ato de colecionar — e aos mais velhos a chance de relembrar e se divertir mais uma vez com as brincadeiras das crianças.

A exposição é sobretudo um convite à brincadeira: um movimento de artistas que oferecem aos mais novos, aos mais velhos e a si mesmos uma oportunidade de se aventurar nesse universo.

Os trabalhos estarão à venda e parte do lucro será investido em projetos educacionais.

Compartilhar: