Nick Rands | Galeria Gestual

A Galeria Gestual tem o prazer de mostrar a nova série de pinturas do artista inglês Nick Rands. Residindo atualmente entre o interior da França e Porto Alegre, Nick tem uma forte ligação com a cidade, onde viveu casado com a artista plástica gaúcha Maria Lucia Cattani, falecia há dois anos.
Nick teve formação acadêmica na Reading University na Bristol University, onde as técnicas da pintura a óleo têm um papel relevante, paralelo aos conceitos da filosofia da arte. Optando, depois de formado, por um caminho mais conceitual (o trabalho Cadernos de Viagem que ele mostrou na 8ª Bienal do Mercosul, construindo pinturas com terra retirada de quatro cantos do Rio Grande do Sul, pré-estipulados com o intuito de formar um quadrado, é um bom exemplo), Nick abandonou desde então a pintura a óleo.
Seu destino o fez retornar a esta técnica centenária depois de 40 anos, para tratar de um tema com potentes significações afetivas. A exposição na Gestual mostra 77 pinturas em óleo sobre tela, 12 x 12 cm, feitas entre 2014 e 2016, onde o mais íntimo é trazido a público com delicadeza e respeito. Uma pintura pessoal e verdadeira, que fala do homem e seus sentimentos mais profundos e por isto mesmo toca a todos de forma universal.
Nick Rands nasceu na Inglaterra em 1955. Estudou Artes Plásticas na Reading University e Arte Educação na Bristol University. Ensinou arte e trabalhou com Educação em Galerias na Inglaterra. Participou como artista no Intercâmbio Southern Arts – Brasil em 1992, e mudou-se para o Brasil em 1998. Reside e trabalha em Porto Alegre e Caunes Minervois, França.

Compartilhar: