Ni Mekea | Matilha Cultural

A Matilha Cultural promove o tradicional Setembro Verde, projeto anual do espaço multicultural, que aborda questões ambientais. A exposição “Emergência Climática”, com abertura na terça-feira, 17 de setembro, exalta e celebra o meio ambiente, a relevância dos povos indígenas para a proteção das florestas e a sustentabilidade, pilares do espaço e da proposta. O evento é uma parceria de artistas indígenas, Greenpeace Brasil e Coalização SP pelo Clima.

Além de destacar a importância da sustentabilidade e o meio ambiente, o Setembro Verde tem como objetivo alertar o público e provocar reflexões sobre os ataques à floresta amazônica agravados pelo discurso e ações de desmonte da política ambiental do governo Bolsonaro.

Os ambientes serão compostos por recursos visuais que vão produzir um cenário com o objetivo de convidar a todos a mergulharem na temática importância da Floresta Amazônica e o impacto de sua destruição no agravamento da emergência climática.

Um dos ambientes recebe a exposição NI MEKEA, que significa proteção da floresta, em hãtxa kuin, a língua Huni Kuin. Composta por pinturas produzidas por jovens indígenas do Ponto de Cultura Kayatibu, que trabalha com o resgate da sua cultura através da arte: obras de Yaka Huni Kuin, Yube Shanu Tupinambá e Inu Shane Kaya. Com muita sensibilidade, cor e expressão artística, as obras apresentam a luta e riqueza de quem vive o dia a dia da preservação da floresta amazônica. Na noite de abertura, haverá apresentação musical dos indígenas também.

Em outro ambiente, projeção de dados, mapas, fotografias e vídeos do Greenpeace mostrarão os registros feitos ao longo de 2019 que abordam o processo de desmatamento e queimadas. Também será exibido video documentário do Projeto “Amanhã é Hoje” que retrata o impacto das mudanças do clima na vida de milhares de brasileiros;

Ainda para tratar da emergência que vive a região amazônica, a exposição conta com materiais da Coalizão SP pelo Clima, que se trata de uma articulação ampla, composta por diversos coletivos que vem buscando fazer o debate socioambiental por meio de ações de combate às mudanças climáticas e construindo a Greve Global Pelo Clima, que acontece no dia 20 de Setembro, em São Paulo. O material gráfico foi produzido pelo coletivo artístico Bijari.

Cine Matilha recebe programação especial com filmes que trazem temática ambiental como “Amazônia Retorna”, “O Escape” e “O professor substituto”. Fique atento no site e nas redes para programação completa.

Compartilhar: