New Memeseum | Sesc Pompeia

Memes podem ser micronarrativas capazes de infiltrar e minar narrativas consolidadas: essa é a ideia central da mostra Combater ficção com ficção, que está em cartaz no ambiente digital , do Sesc Pompeia. A mostra exibe ao público postagens de imagens, vídeos e textos do acervo do Instagram @ newmemeseum , perfil anônimo criado no final de julho de 2020 que aborda, com humor e ironia, situações da arte e do campo cultural brasileiro. O acesso pode ser feito por meio do site anexa.sescsp.org.br/oficio .

Uma das principais motivações da criação do perfil @newmemeseum foi o desejo de refletir, com humor e ironia, os mecanismos adotados para sobreviver no/ao mundo da arte e, também, sobre os mecanismos impostos pelo mundo da arte, muitas vezes opacos e incompreensíveis à primeira vista.

“Frequentemente os memes criados versam sobre experiências pessoais e, nesse sentido, talvez o perfil seja um exercício de autocrítica, pois é importante criticar os problemas e injustiças do contexto ao qual estamos inseridos, mas também é importante reconhecer e criticar os nossos gestos que contribuem para a manutenção desse contexto”, afirma Clarissa Diniz, pesquisadora em artes visuais convidada a escrever sobre o projeto.

A mostra dá continuidade ao projeto ‘Ofício:’, iniciado em 2019 com o propósito de apresentar e investigar práticas do fazer artístico. Dessa vez, o Sesc Pompeia oferece ao público quatro mostras digitais de artistas que exploram o uso da internet como suporte para a produção de suas obras, sendo Combater ficção com ficção a primeira delas. O conjunto de obras compõe o ‘Ofício:web’ e será disponibilizado pelo ambiente virtual , espaço proposto pelo Sesc Pompeia dedicado a essas experimentações artísticas.

As próximas mostras são assinadas pelas criadoras digitais Roberta Carvalho (de 17/8 a 27/9), Aleta Valente (de 28/9 a 8/11) e Raquel Kogan (de 9/11 a 20/12). Faz parte da função social da arte convocar, sair às ruas, hackear, ficcionalizar e experimentar a linguagem. Ao conceder visibilidade a tais manobras de desestabilização, o Sesc contribui para o processo socioeducativo de forma crítica e investigativa, propiciando novas esferas públicas de discussão.

Sobre

é um espaço do Sesc Pompeia que se expande para o ambiente virtual, para estimular a fruição e construção do pensamento em relação ao universo das artes visuais. Ampliando, assim, o acesso às ações e programações da instituição acerca da linguagem.

Com a perspectiva de repensar e expandir as potencialidades advindas da arte em um momento em que a circulação de imagens e a comunicação ocorrem também mediadas por telas digitais, o Sesc São Paulo propõe iniciativas que motivam a experimentação de linguagens artísticas proporcionando diálogos entre artistas, curadores, pesquisadores, educadores e público como um todo.

Tal iniciativa vislumbra uma sociedade que encontre nas práticas transformadoras da arte caminhos para acolher, difundir e valorizar as experiências simbólicas sob os mais variados aspectos, seja no campo da criação ou fora dele.

Ao possibilitar a experimentação de novos universos simbólicos, mobiliza ideias, e convoca o público à contemplação ativa, compartilhando os mais diversos modos de existir.

Compartilhar: