Naturezas mortas, retratos e paisagens | Galeria Casa

Com curadoria de Bernardo Scartezini e Dalton Camargos, no dia 9 de julho, a partir das 17h, a Galeria Casa recebe a mostra coletiva “Naturezas mortas, retratos e paisagens”. Nesta exposição, os curadores se propõem a apresentar um recorte da recente produção em pintura de artistas visuais de Brasília e de diferentes gerações.  Participam da mostra Adriane Kariú Oliveira, Brida Abajur, Camila Soato, Courinos, Gustavo Silvamaral, Lorenzo Cordella, Ly Assunção, Nelson Maravalhas, Romulo Barros e Silvie Eidam.  Em exibição até o dia 31 de julho, a visitação é de terça a sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 12h às 20h. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre para todos os públicos. A Galeria Casa fica no Casapark, Piso Superior, dentro da Livraria da Travessa.

Dalton Camargos, programador da Alfinete Galeria, teve a ideia de aproveitar a data que lhe foi oferecida na Galeria Casa para levar ao público do Casapark uma mostra de pinturas. Para definir as obras a serem expostas, ele se valeu do trabalho de campo permanente que vem desenvolvendo desde que abriu a Alfinete, há quase dez anos. Desta vez, Camargos contou para tanto com a colaboração de Bernardo Scartezini, jornalista e crítico de arte, que também vem circulando pela cena brasiliense das artes visuais nesse mesmo período.

Camargos e Scartezini partiram de artistas com quem já têm contato, como Nelson Maravalhas, visitando o ateliê do Córrego do Urubu para tomarem dimensão da atual produção do pintor. Na sequência, conferindo recentes trabalhos de Gustavo Silvamaral e Romulo Barros, ficou claro para eles que a exposição assumia uma ênfase figurativa. E logo surgiram nomes de artistas com tal inclinação, como Camila Soato e Silvie Eidam. Buscando o diálogo entre as obras, Camargos e Scartezini fecharam o título “Naturezas mortas, retratos e paisagens” por perceberem nos trabalhos reunidos, em que pese as características de cada realizador e as temáticas de momento, a permanência e reinvenção desses três ancestrais gêneros figurativos.

Compartilhar: