Na exatidão do sonho: conversas e ensaios sobre Amilcar de Castro | MuBE

Como parte da programação da exposição “Amilcar de Castro: na dobra do mundo”, inaugurada em fevereiro em celebração ao centenário do artista, o MuBE (Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia) apresenta uma nova série de conversas online ao vivo. A partir do dia 16 de março, às 19h, com mediação de Galciani Neves, curadora do Museu, as conversas quinzenais contarão com Aracy Amaral, Luiz Renato Martins, Chico Homem de Melo, Daniel Trench, Lia Chaia, max wíllà morais, Moisés Patrício, Aline van Langendonck, Grupo Contrafilé e José Cavalhero.

Batizada de “Na exatidão do sonho”: conversas e ensaios sobre Amilcar de Castro, em referência a um verso metalinguístico de um poema do artista que diz que seu processo de criação se origina no e do desenho, a série de conversas virtuais com pesquisadores e artistas brasileiros revisita e amplia o conhecimento sobre a extensa obra do escultor e, assim, propõe implicações teóricas e poéticas acerca do pensamento e das experimentações de Amilcar de Castro.

A primeira convidada da série é Aracy Amaral, historiadora, curadora e crítica de arte. Foi diretora da Pinacoteca do estado de São Paulo, entre 1975 e 1979, e do MAC-USP, de 1982 a 1986. Foi professora-titular de História da Arte pela FAU-USP. Organizadora de diversas exposições, catálogos e antologias, Aracy é autora do livro “Projeto construtivo brasileiro na arte (1950-1962)”, que concentra as contribuições de tendências construtivas surgidas no Brasil.

Programação:

1. Revisitando Amilcar
16 de março, terça-feira, às 19h
Mediação: Galciani Neves | Com Aracy Amaral
Participe via Zoom
2. Sobre o Abstracionismo Geométrico
30 de março, terça-feira, às 19h
Mediação: Galciani Neves | Com Luiz Renato Martins
3. Design gráfico
13 de abril, terça-feira, às 17h
Mediação: Galciani Neves | Com Chico Homem de Melo e Daniel Trench
4. Diálogos, encontros contemporâneos
27 de abril, terça-feira às 19h
Mediação: Galciani Neves | Com Lia Chaia, Tadaskia a.k.a. max wíllà morais e Moisés Patrício
5. O espaço como terceiro educador
11 de maio, terça-feira, às 19h
Mediação: Aline van Langendonck | Com Grupo Contrafilé e José Cavalhero
Compartilhar: