MuseumWeek | Itáu Cultural

Ocupação Nise da Silveira no Itaú Cultural

Até dia 17 de maio, o Itaú Cultural participa, via Twitter, da sétima edição do MuseumWeek, organizado pela Culture For Causes Network. Este é o primeiro festival internacional dedicado às instituições culturais nas mídias sociais. Neste ano, as ações são desenvolvidas em torno do tema UniãoTogetherness, na versão original – ainda mais relevante em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que mantem as pessoas distantes fisicamente. As postagens realizadas pelas organizações participantes, para interagirem com o seu público online, seguirão hashtags distintas a cada dia, com os assuntos: Heróis, Cultura na Quarentena, Juntos, Momentos Museu, Clima, Tecnologia e Sonhos. As do Itaú Cultural estará no Twitter sempre às 13h.

Dia 11 de maio foi dedicado para exaltar os profissionais de saúde e de serviços essenciais que trabalham durante a pandemia do COVID-19. Seguindo essa linha e a hashtag Heróis, o Itaú Cultural explora o conceito de heroicidade na arte e na cultura, com post sobre Nise da Silveira, resgatando sua forma de trabalhar com terapia ocupacional, exposta na série Ocupação realizada em sua homenagem em 2017. Cultura na Quarentena é o tema desta terça-feira, dia, 12, que convida o público a recriar obras de arte em casa. Neste caso, a organização sugere reproduzir a tela Violeiro Caipira, de Oscar Pereira da Silva, que faz parte do Acervo Banco Itaú, encontrado no site da Enciclopédia.

Convergindo com o mote União deste ano do MuseumWeek, hasteando a bandeira da coletividade e ressaltando o trabalho cultural derivado da união de esforços e para comunidades, a hashtag do dia 13 é Juntos. Por isso, a referência escolhida é o grupo baiano Ilê Aiyê, que foi assunto de uma Ocupação em 2018 e que também tem sua história contada no site da Enciclopédia Itaú Cultural. Em 14 de maio, Momentos no Museu convida os internautas a compartilharem fotos de visitas a instituições culturais. Para refletir sobre às mudanças climáticas e as ações humanas na paisagem, no dia 15, o Itaú posta a pintura Porto de Santos, de Benedito Calixto, pertencente ao Acervo Banco Itaú. A hashtag é Clima.

No dia 16, a intenção é mostrar como as instituições estão usando a tecnologia para conectar seu público com a cultura e a arte. Como na Enciclopédia Itaú Cultural tem mais de 150 mil itens sobre artes visuais e cênicas, literatura, cinema e música produzidos no país, a chamada será para ela. Para encerrar, o tema do último dia, 17, é Sonhos – grande propulsor na realização de projetos e de esperança. A exposição Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu, que abriu na sede da organização no dia 11 de março e que está suspensa por causa da pandemia, revela os lados mais delicados desse universo. Ela poderá ser visitada virtualmente neste dia, em 360º.

Compartilhar: