O Sesc Niterói apresenta de 22 de março a 21 de junho a exposição Modelo Vivo. Idealizado pelos artistas Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr., artistas integrantes da Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., e com curadoria de João Paulo Ovídio, a mostra provoca questionamentos sobre a invisibilidade das funções de base nos espaços culturais e o papel transformador da educação nas artes. A iniciativa amplia a visibilidade da produção artística emergente carioca, valorizando contextos periféricos e realidades sociais pouco discutidas nos museus e galerias. A produção é da Atelier Produtora e da Amador Projetos. O projeto foi contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar.
A exposição, que mistura instalação e performance, consiste nos artistas, trajados como seguranças patrimoniais, que desempenham simultaneamente suas funções de vigilância e, ao mesmo tempo, o papel de modelos vivos. O espaço expositivo é transformado em um ateliê de arte completo com cavaletes, bancos e materiais de desenho à disposição do público. Durante o período da exposição, os visitantes têm a oportunidade de participar de aulas de desenho, produzindo obras que poderão permanecer dentro da mostra, contribuindo para a transformação do ambiente. Os visitantes poderão desenhar, aprender e debater questões fundamentais, como os modelos de representação na arte e as relações sociais que sustentam o funcionamento das instituições culturais.
A exposição conta com 12 sessões performáticas, realizadas semanalmente, com duração de 8 horas cada. Durante as performances, professores de arte serão convidados a ministrar aulas públicas de desenho de modelo vivo, com duas horas de duração. Para promover inclusão e acessibilidade, duas dessas aulas contarão com interpretação em LIBRAS. Projetos sociais e instituições públicas também participarão da iniciativa, com transporte e alimentação oferecidos pelo projeto. Jovens, crianças e adultos terão a oportunidade de vivenciar a experiência artística, promovendo integração e aprendizado.