MIAN inaugura “Memória Olímpica pelo Olhar Naïf”

“MEMÓRIA OLÍMPICA PELO OLHAR NAÏF”
MIAN INAUGURA EXPOSIÇÃO COM VIÉS SENSORIAL SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS

Já no pré-aquecimento para as Olimpíadas de 2016, a exposição “Memória Olímpica pelo Olhar Naïf”, inaugura no dia 31 de outubro, no Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (MIAN), aliando arte e esporte. A mostra apresenta uma degustação do acervo do museu, retratando a memória dos esportes olímpicos. São cerca de 40 quadros que apresentam um panorama dos jogos olímpicos, selecionados pela curadora Jacqueline A. Finkelstein e divididos em cinco categorias: esportes aquáticos, esportes de quadra, esportes ao ar livre e o esporte considerado “paixão nacional”, a Capoeira – incluída recentemente nas Olimpíadas. Assim, a mostra destaca uma série de obras que retratam alguns dos atletas brasileiros medalhistas em jogos olímpicos e pan-americanos nos jogos de 2007, 2008 e 2012.

“Queremos lançar um olhar ingênuo sobre o esporte, aproximando o esporte da arte, como propunha o francês Pierre de Coubertin, que criou as Olimpíadas modernas, inspiradas nas Olimpíadas da Grécia antiga. Ele dizia que restabeleceu os Jogos Olímpicos ‘para enobrecer, fortalecer, assegurar independência e perenidade ao esporte, para torná-lo apto a preencher o papel educativo que lhe cabe no mundo moderno’”, afirma Tatiana Levy, gerente sócio-educativa do MIAN.
O viés sensorial fica por conta de uma instalação com raquetes, bolas de tênis, remo, fitas de ginástica olímpica, chuteiras e outros objetos esportivos que podem ser tocados pelos visitantes.
A exposição visa utilizar a Arte Naïf como ferramenta de difusão dos Jogos Olímpicos e formação de um público interessado em arte e esporte. Desta forma, também, o MIAN pretende transmitir a importância da preservação da memória dos jogos olímpicos no Brasil e ao mesmo tempo promover a interatividade entre arte, esporte e o público.

“MEMÓRIA OLÍMPICA PELO OLHAR NAÏF” – Mian inaugura exposição sensorial sobre os Jogos Olímpicos
Abertura: 31/10, sexta-feira, às 17h (até fevereiro/2015)
Local: MIAN – Rua Cosme Velho, 561, Cosme Velho – RJ (O MIAN fica a 30m da Estação de Trem do Corcovado)
Horário: Terças a sextas, de 10h às 18h; Sábados e Domingos, de 10h às 17h
Valor: R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada – estudantes com carteira, idosos, menores de 18 anos, portadores de necessidades especiais); Gratuidade: menores de 5 e maiores de 80 anos
Classificação: livre
Telefone: (21) 2205-8612

 

Compartilhar: