Mostra, que conta com itens históricos da coleção do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e trabalhos de artistas capixabas contemporâneos, ocupa o espaço expositivo do Palácio Anchieta, com entrada gratuita
Como pensamos no que queremos para o futuro a partir daquilo que vivemos? Memórias do Futuro – Um Olhar Sobre a Coleção do IHGB apresenta itens da coleção do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro ao público capixaba. Com curadoria de Marco Lucchesi, é uma exposição original: em onze espaços, exibe um panorama extenso da história do país através de mapas, documentos e objetos históricos, alguns nunca exibidos ao público, que instigam os visitantes a se reconhecerem, através de suas próprias memórias e descobertas. Na montagem, o acervo vai dialogar com a arte contemporânea de quatro artistas do Espírito Santo, que criaram obras inéditas para a exposição, que representam diálogo entre passado e futuro. Andreia Falqueto, Jocimar Nalesso, Juliana Pessoa e Luciano Feijão foram convidados por Ronaldo Barbosa, diretor do Museu Vale e curador de arte contemporânea, para produzir peças inéditas para a exposição.
TEMAS DA EXPOSIÇÃO
A mostra está dividida em 11 dispositivos – que se constroem num princípio geral e não histórico de sucessão e causa, seguindo uma distribuição espacial estética: A Terra-Mãe; O Batismo das Coisas; A invenção do Brasil; O livro da Memória; Nação Feita de Nações; Negra Liberdade; República de Etnias; Conflito: Motor da História; A Democracia e Seus Inimigos; A Esperança é Matéria da História; e A Diversidade Salvará o Brasil.
OA ARTISTAS CONVIDADOS
Andreia Falqueto, pintora, apresenta o universo dos manguezais da Ilha de Vitória tendo em primeiro plano um homem, brasileiro típico, catador de caranguejo, cujo rosto expressivo nos faz refletir sobre sua história. Ela trabalha no ritmo das seguras pinceladas multicoloridas e cheias de luz, percepções e sutilezas da cena urbana.
Luciano Feijão, artista de desenho forte e expressivo, faz o contraponto da mostra com o seu tema focal, a diáspora africana. Em “Memórias do Futuro” recria a si mesmo de corpo e alma, numa espécie de ritual de força, magia e energia, trazendo em grande escala o seu gestual imbuído de consciência e liberdade.
Juliana Pessoa desenha e representa figuras que sempre estão chegando ou saindo. São pessoas comuns que viveram a vida. A artista traz para a exposição uma personagem que poderia pertencer ao acervo do IHGB, Dona Josefa, herdeira de Canudos, carregando no rosto as marcas da sua própria história.
Jocimar Nalesso pinta dialogando com a perspectiva renascentista, um ambiente de escadas que nos levam para um lugar escondido. Portas que se fundem e se aprofundam numa pintura calma com os azuis da arquitetura vernacular das regiões montanhosas do Espírito Santo. Sua obra participa do espaço desde o corredor de entrada do ambiente.