Matheus Rocha Pitta | Galeria Athena

Vista da exposição, 2022

A Galeria Athena tem apresenta Mandamento Pop, exposição individual de Matheus Rocha Pitta.

Com texto de Leno Veras, gerente de pesquisa do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a mostra abrirá ao público no dia 10 de março, das 19h às 22h.
Mandamento Pop, quarta individual do artista na Galeria Athena, reúne trabalhos inéditos entre instalações, lajes e serigrafias na Sala Cubo.

O trabalho norte da exposição é a série “Ten Pizza Commandments”, em que ordens, imperativos e regras de conduta se transformam em emblemas, impressos  em caixas de pizza. A primeira obra da série, denominada “Feed (Third Pizza Commandment)”, foi lançada na Antuérpia, em novembro de 2021. Para a exposição na Galeria Athena, Matheus produziu a série de serigrafias “Pop” que também dá nome à exposição, num jogo de linguagem entre o título da série e a obra.

Este trabalho recupera procedimentos frequentes nas obras do artista, tais como a alusão à comida, ao universo da circulação das mercadorias e ao recorte de  imagens jornalísticas. A serigrafia impressa no interior da caixa é realizada a partir da laje matriz “Pizza Stella #6 (POP)”, disposta em frente à parede preenchida pelas caixas de pizza Pop. Este trabalho como as demais esculturas são iluminadas por light rings que produzem uma atmosfera densa com certa sacralidade que envolve o espectador no espaço da Sala Cubo.

Além dessas duas obras, também estão presentes duas instalações e seis lajes de concreto que trazem uma reflexão sobre as consequências do uso da tecnologia em meio à hiperestimulação sensorial. “Matheus Rocha Pitta, em sincronia com o presente debate público acerca das políticas de visibilidade das imagens de
violência, enfrenta, a um só tempo, a perenidade e a fugacidade das fotografias de conflitos – atualiza, portanto, a questão dos retratos de guerra, ao inscrever em
pedra (literalmente infundindo recortes de jornal em lápides de cimento) registros do passado que, neste momento, soam como memórias do futuro.” diz Leno Veras.

Compartilhar: