MARLENE STAMM | CENTRO CULTURAL CORREIOS RIO DE JANEIRO

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a exposição Sobre o Vazio, mostra de Marlene Stamm que apresenta 6 séries com aproximadamente 652 aquarelas e desenhos e uma instalação que investigam a força impregnada nos objetos com a passagem do tempo.

Com curadoria de Isabel Portella, a grande quantidade de obras que compõem cada uma das séries evidencia um trabalho manual, repetitivo e solitário da artista, que produz de forma quase obsessiva para mostrar as imprevisibilidades que convidam a olhar para aquilo que quase ninguém vê.

A série “6 horas de luz” é formada por mais de 530 aquarelas de fósforos, cuja queima totaliza o tempo que dá nome à obra. No processo de construção da série, o tempo se estende: 6 horas viram semanas nas ações de riscar o fósforo, cronometrar a chama e pintar o carvão, repetidas pela artista meticulosamente, centenas de vezes, registrando o que resta do fósforo e a memória da luz.

Na série “Vazio”, a artista pinta 74 aquarelas de envelopes sem cartas, destinatário ou remetente, convidando o observador a buscar por elementos que possam indicar algum tipo de narrativa e significado para cada um deles. Ao registrar objetos que são quase descartáveis, a artista evidencia o esforço que as coisas simples e as histórias fazem para perdurar, buscando preservá-las.

Essa é a terceira exposição da artista no Rio de Janeiro neste ano. Em março, Stamm inaugurou “Antes que chegue a noite” no Sesc Teresópolis e em abril, participou da coletiva “Uma Casa Toda Sua” na Casa Museu Eva Klabin. Paralelamente à exposição da artista, o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro ainda apresenta mostras dos artistas Andrey Rossi, Júlio Vieira e Thiago Toes em suas outras salas expositivas.

Compartilhar: