Markora | Marcelo Neves Art Gallery

Marcelo Neves apresenta ao público paulista o artista Markora , suas obras são exclusividade da Galeria MN, onde o Galerista e Curador Marcelo administra sua carreira não só no Brasil como internacionalmente, com exposições em Miami, New York e Paris.

Para o artista plástico, nascido em Blumenau – Santa Catarina, a noite e as baladas estão muito ligadas à evolução de sua carreira. A ligação de Markora com a pintura começou na infância. Autodidata, fazia seus desenhos com tintas e papéis que o pai deixava para ele brincar. Na juventude, pintar se transformou em um verdadeiro hobby para o editor de imagens, até que seu trabalho foi descoberto pelos amigos e, com a proposta de trabalhar na balada, a pintura entrou de vez, e para ficar, em sua vida.

O maior ídolo do pintor catarinense é o espanhol Pablo Picasso. “Sou muito fã dos artistas expressionistas e surrealistas como Picasso, Miró, Salvador Dalí e Matisse. Eles exercem grande influência sobre meu trabalho e passo muito do meu tempo livre estudando sobre eles. trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, expressando sentimentos humanos.”, acrescenta. Agora, a música e a platéia também são inspirações para suas telas. “Foi uma surpresa essa proposta de pintar ao vivo e não imaginava que iria gostar tanto. Para falar a verdade, hoje eu prefiro trabalhar assim”, revela Markora que, ao som das festas e ao lado de um vinil transformado em paleta de pintura, faz sua arte cheia de personalidade.

Liberdade

Por Oscar D’ Ambrosio

Liberdade é uma das forças motrizes da arte. Consiste na capacidade e na potência de agir com autodeterminação, independência e autonomia. É essa proposta visual que o artista Markora vai apresentar na Marcelo Neves Art Gallery, que celebra dois anos no atual endereço, dentro de uma trajetória de 16 anos de experiência de seu proprietário como galerista.

Artista exclusivo da Galeria, Markora realiza a sua primeira individual, com apoio do empresário e colecionador de obras de arte Guilherme Cavalcanti. Apresenta, do lado de fora do espaço expositivo, um mural de 4,8 x 4,8 m. Dentro, haverá painéis e telas com seus traços, formas e temas característicos, como rostos, mesas vazias com bebidas e alusões a discos de vinil e DJs.

Existe na poética o artista a exaltação das cores e a fragmentação de planos, mas também, principalmente nas cenas sem personagens, uma introspecção na composição dos ambientes. A fantasia da criação e o impacto plástico se unem de maneira a apresentar o resultado de 10 anos de uma trajetória vinculada a uma produção perante a qual não se passa indiferente.

As obras contribuem à reflexão contemporânea sobre o próprio sentido da liberdade na arte. Considerando ser livre colocar, nos mais variados suportes, expressões e interpretações do que chamamos realidade, Markora apresenta uma pintura marcada por gestos, traços e cores que alimentam a sua paixão pela vida e pela utopia de construir um mundo melhor.

Compartilhar: