Marilou Winograd | Centro Cultural Correios RJ

“ObjetoCorpo”

 

Marilou Winograd ocupa duas salas no Centro Cultural Correios RJ

com trabalhos recentes que colocam o corpo como objeto de pesquisa

 

“Formas múltiplas jamais iguais, que se transformam num jogo de claro/escuro, opostos que se cruzam em matérias e texturas que se chocam em linhas, tramas e grafismos”. Assim a artista visual Marilou Winograd define sua nova exposição individual, ObjetoCorpo, que ocupará duas salas no 3º andar do Centro Cultural Correios RJ, no Centro, a partir do dia 7 de março, sob curadoria de Alexandre Murucci. Na primeira, serão apresentadas nove fotocolagens em tecido, de 140x230cm (intituladas “Objeto Corpo”), dois backlights “CorpoemObra”, medindo 50x50cm, e um “ObjetoPele” de 70x500cm. Todos estes trabalhos são recentes, produzidos entre 2023 e 2024, e especialmente pensados para o espaço expositivo. Ocupa a segunda sala o grande site-specific “ObjetoCorpoemconstrução”, com cerca de 30 obras brancas ocupando todo o salão, além de três fotocolagens impressas em acrílico.

A produção da exposição é assinada por Carlos Bertão, com iluminação de Alê Teixeira, e estará aberta ao público até 20 de abril.

“Em sua visão, ao restringir seus ‘corpos’’ em espaços equacionados, Marilou os eleva a objeto de pesquisa, como se colocasse-os sob lupas microscópicas, quase laboratoriais, onde os pormenores vistos reconstituem sua cosmovisão sagrada, já que suas composições emulam retábulos renascentistas outrora usados para a elevação da alma em detrimento do corpo perecível. Nuances de uma liturgia de corpos-objetos”, afirma o curador, Alexandre Muruccci.

 

Compartilhar: