Marília Scarabello | Pinacoteca de São Bernardo do Campo

A Pinacoteca de São Bernardo do Campo recebe a partir de 23 de março de 2024 a exposição “Aceno, a cena”, individual de Marília Scarabello com curadoria de Ana Carla Soler. A mostra faz um percorrido sobre uma seleção de obras produzidas pela artista entre os anos de 2017-2024 que têm a interação como propulsores para que elas tomem forma. O fio condutor da exposição é o ato que transcende os códigos de linguagem e parte da troca entre um interlocutor e um receptor para acontecer. O receptor é quem interpreta a manifestação de contato. Na exposição, os trabalhos pedem o exercício de trocas, seja em sua montagem e confecção, promovendo interações entre a artista, parceiros e montadores, nas ações em que as obras transcendem o espaço expositivo, como o ato de levar fragmentos da exposição consigo para casa, ou mesmo no gesto que se torna a ação de se enxergar nas obras.
Marília Scarabello é artista visual e arquiteta e investiga os símbolos e signos que constituem a ideia de nação. A partir de múltiplas linguagens, incluindo procedimentos de apropriação de objetos de senso comum, estuda a ocupação do espaço urbano, o uso da terra e da natureza e o conceito de território na sua representação física e metafórica. “Os trabalhos da Marília costumam deixar pequenas provocações em que os encontra, ora sãoestimulantes, ora desafiadoras. A diferença entre as duas reações depende da identificação do expectador com a obra. Para isso, ela usa de elementos comuns, como um cubo mágico, o pagamento de um boleto ou o jogo de Jokenpô e faz com que saiam de suas funções habituais, questionando, a partir disso, a maneira como ocupamos o mundo”, comenta Ana Carla Soler, curadora da exposição.
São, ao todo, 19 trabalhos, entre instalações, esculturas, objetos, fotografias, intervenções, apropriações e documentações históricas, que contam a trajetória de Marília Scarabello enquanto artista e pesquisadora de símbolos e signos nacionais. A mostra fica em cartaz até 14 de junho de 2024 na Pinacoteca de São Bernardo do Campo e tem visitação gratuita.

Compartilhar: