A artista visual e professora de artes na rede pública de educação, Mariana Berta, apresenta “Espaço Kids” na Galeria Mínima, em Florianópolis. Mestre em Processos artísticos contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), autora do livro “Sagu” (2018), e “Sermão das criaturas subterrâneas” (2022) e com uma trajetória marcada pela pesquisa e produção artística em torno da agricultura familiar e do campesinato brasileiro, Mariana teve trabalhos expostos no Panorama da Arte Brasileira – “Surungo” (MAM, 2019) e na Fundación Pablo Atchugarry, “Sementetas” (Miami, 2023). Circulou com inúmeros projetos artísticos e literários no interior do Brasil e foi professora do curso superior em Artes Visuais do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Palmas.
Para a Galeria Mínima, a artista desenvolveu uma instalação específica que trata da existência espremida e isolada de mães e crianças pequenas dentro da organização espacial das cidades. A proposta aborda como essa estrutura limita experiências de convívio e centraliza o trabalho do cuidado às mulheres, muitas vezes confinadas em instituições que silenciam e adoecem. “Espaço Kids é um trabalho que reclama a cidade, de dia e de noite, o espaço da existência compartilhada, da palavra e do cuidado como ação”, compartilha a artista.
Com curadoria de Bruna Granucci e Victoria Beatriz, “Espaço Kids” convida o público a refletir sobre os modos de viver e cuidar em sociedade, propondo um olhar sensível e crítico sobre os espaços urbanos e suas dinâmicas de exclusão. A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

