Maria Ribeiro | Livraria Martins Fontes

A premiada fotógrafa e artista visual Maria Ribeiro lança seu mais recente livro, Nós, Madalenas, publicado pela Editora de Cultura. A partir das 19h30, acontece uma mesa de debate especial com a mediação de Carol Ito e as convidadas Dri Ferreira, Maria Carolina, Sofia Menegon, Helo D’Angelo, Verônica Oliveira e Anna Virgínia, – todas fotografadas para o livro –,promovendo um espaço de conversa e troca sobre feminismo e representatividade.

A obra é uma celebração visual da diversidade de histórias femininas, abordando questões de identidade, corpo e empoderamento. Cada fotografia no livro captura uma mulher com uma palavra que simboliza seu significado de feminismo, escrita no próprio corpo e traduzida em fotografia.

“Meu desejo era combinar o feminismo e minha rejeição à colonização estética eurocêntrica em um projeto, e assim criei a premissa: perguntar às mulheres qual palavra representa o feminismo em cada uma de suas jornadas. Escreveríamos essas palavras com batom em seus corpos e tiraríamos uma foto crua e real, mostrando a verdade sobre nossas vidas e nossos corpos”, define Maria.

Maria Ribeiro comenta sobre o impacto e a motivação para o projeto: “Apagar os traços de uma mulher é apagar sua história. Com este projeto, quero trazer as mulheres para o centro de suas próprias narrativas, como protagonistas de suas histórias e donas de seus corpos. Nós, Madalenas, não buscamos a aprovação, mas sim a liberdade”, afirma a artista, cuja trajetória inclui uma premiação da ONU Mulheres em Nova York e exibições internacionais em diversos países.

Maria Ribeiro traz com Nós, Madalenas não apenas um registro artístico, mas uma documentação do feminismo contemporâneo, promovendo uma reflexão sobre as vozes e identidades que compõem a luta por igualdade e autonomia.

Compartilhar: