MARIA DO CARMO CARVALHO | GALERIA RABIEH

Com o intuito de reapresentar e reintroduzir ao público a obra de Maria do Carmo Carvalho (1941, Jacareí, SP), a Galeria Rabieh apresenta sua primeira individual da artista. Com curadoria de Caroline Carrion, a mostra ocupa as duas salas expositivas da Galeria com obras produzidas em diversas mídias entre os anos 1990 e 2016. A artista já recebeu inúmeros prêmios e participou de exposições internacionais de peso, como a International Print Exhibit de Taiwan, a Bienal Internacional de Artes Gráficas da Eslovênia e a IX Internazionale Triennale – Intergraphik 90 Berlim, entre outras, e seus trabalhos integram coleções particulares institucionais no mundo todo, como o Centro Wifredo Lam (Havana, Cuba), o International Museum of Maastricht (Holanda), e o MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto.
Na Galeria Rabieh, o público poderá acompanhar as diversas fases da trajetória da artista, desde sua produção em gravura até as mais recentes pinturas sobre papel e lona, que chegam a transfigurar-se em objetos. Como fio condutor, a curadoria coloca, por um lado, a marcante presença da linha e, por outro, o desejo escultórico que pode ser sentido mesmo em sua produção mais antiga. Trata-se da apresentação de uma artista versátil que, ao longo de décadas de séria e intensa pesquisa, desenvolveu uma linguagem própria, capaz de desdobrar-se sobre diversos suportes mantendo-se fiel às suas mais íntimas inquietações.
A abertura da mostra, que acontece no dia 02 de setembro, integra o Art Weekend, ação do Projeto Latitude (Abact) para criar um circuito de arte contemporânea na cidade no final de semana anterior à abertura da 32ª Bienal de São Paulo.

Compartilhar: