Marcello Grassmann | Biblioteca Mário de Andrade

A mostra “Marcello e a Biblioteca – a formação de um jovem artista” abre no dia 30 de junho de 2022, às 18h, na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), no centro de São Paulo. Com visitação gratuita, a mostra segue aberta até 31 de agosto de 2022.

Com curadoria de Fabrício Reiner e Nina Kreis, o evento revelará a importância da Biblioteca Mário de Andrade, sua contribuição na formação do jovem artista gráfico Marcello Grassmann (1925-2013) e de seus contemporâneos, que reverbera até os dias atuais.

Serão apresentados obras e livros raros – que foram referência na produção do artista, pertencentes aos acervos da Biblioteca Mário de Andrade e do Núcleo de Estudos Marcello Grassmann – instituição sem fins lucrativos que cuida, preserva e mantém a obra do artista nascido em São Simão, interior do estado de São Paulo.

Na abertura da exposição, haverá o lançamento do “Livro dos Afetos”, primeira publicação do Núcleo com autoria de Leon Kossovitch, Denis Bruza Molino e Ana Godoy, publicado em 2019 e ainda não lançado oficialmente em função da pandemia do coronavírus. A publicação fomenta um itinerário complementar, transformando a relação do público diante da vida e da obra do artista em visita à mostra.

Como parte da programação da mostra, acontece também uma mesa de debates, no dia 20 de julho de 2022, com o curador Fabrício Reiner, as artistas visuais Néia Ferreira Martins e Helena Freddi, mediados pelo curador Leandro Muniz (colaborador da revista SELECT e curador assistente do MASP).

Enaltecer a produção

A mostra faz parte de um conjunto de ações para celebrar a obra de Marcelo Grassmann. Uma delas aconteceu em 2021, foi I Prêmio Marcello Grassmann – artes gráficas – edital nacional que contemplou três atistas, sendo eles Elisa Arruda, Lucas Siqueira e Wander Rocha, que tiverm projetos analisados e selecionados pelas juradas artísticas, sendo elas Maria Bonomi, Luise Weiss e Mayra Laudanna. O resultado foi apresentado na XXIX Semana Cultural Marcello Grassmann, ocorrida entre 23 de setembro a 02 de outubro de 2021 na Casa de Cultura Marcelo Grassmann, em São Simão, no interior de São Paulo. Realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, produção do Núcleo de Estudos Marcello Grassmann.

Compartilhar: