Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas. (Karl Marx. Manifesto Comunista).
A coleção João Sattamini / MAC de Niterói reúne um dos principais conjuntos de obras da Lygia Clark do seu período de maturação e conquista do espaço-orgânico na década de 50. É desta eclosão de paradigmas racionais da arte concreta para o orgânico vivo ambiental, que cabe a inspiração do título em uma citação de Karl Marx. A mostra apresenta uma rica passagem da artista pela abstração geométrica, porém, por meio desse conjunto de obras, se tem a própria genealogia de uma sensibilidade voltada à recuperação ou transbordamento da arte para a vida.
Neste percurso intenso de transmutações ou da própria eclosão do plano submetido às representações, que surgem as novas formas de pensar sobre a emancipação da pintura e da artista. Lygia Clark descobre a fita de Moebius a contínua reversibilidade do dentro e fora a dobradura e redobras que são o prenúncio de uma estética existencial do vazio pleno, do caminhando. De um Ato de emancipação total das divisões entre artista e espectador do criador e os múltiplos estados singulares da arte além da arte. É na arquitetura do MAC que estas obras encontram seu abrigo poético uma sinergia vital com o arquiteto Oscar Niemeyer.
Lygia Clark : Tudo que é concreto se desmancha no ar
- 10:00h às 18:00h