LURDI BLAUTH | GALERIA 506

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a artista Lurdi Blauth apresenta a exposição Topografias da Natureza, na Galeria 506. A mostra abrange sua produção artística de 2011 até o presente momento. A curadoria da exposição é da também doutora em Artes pela UFRGS e professora do IA/UFRGS, Niura Legramante Ribeiro.

“Em tempos de crises climáticas como as catástrofes recém-vivenciadas, é urgente ressignificar o olhar e as atitudes para a valorização da natureza, como propõe Lurdi Blauth, um interesse que já vem de longa data e torna seu trabalho ainda mais atual”, ressalta a curadora.

A exposição de gravuras em metal, xilogravura e processos de litografia alternativa (lito offset, mokulito) é composta por obras das séries Taim, Lagoa do Peixe e Praia; Árvores; Ardósias; e Oferendas.

A artista comenta sobre a primeira série, das beiras de lagoas, rios e mar, a partir de imagens fotográficas captadas durante viagens por áreas de preservação ambiental. “As imagens destes trabalhos procuram por meio do gesto de gravar, evidenciar uma certa permanência de um momento efêmero, do pouso de uma ave de rapina, de emas pastando nas vegetações rasteiras ou mesmo, nas imensas revoadas dos pássaros anus”.

Sobre as gravuras da série Árvores, Lurdi diz que elas são relacionadas às suas percepções do meio ambiente, cuja intenção “não é uma reprodução mimética de natureza exuberante, mas refletir sobre a importância primordial de preservar todas as espécies de vida”.

As imagens da terceira série são oriundas de pedras denominadas ardósia, em cujas superfícies são encontradas marcas e grafias gravadas pela ação milenar do tempo. “A produção destes trabalhos envolve um longo processo, o qual é desdobrado em diversas etapas até a sua impressão final”, observa a artista.

Por fim, os trabalhos que compõem a Oferendas são de imagens captadas por fotos na Lagoa dos Patos, praia do Laranjal (Pelotas) e Capão da Canoa. “Resultam do meu encontro introspectivo com uma natureza plena de sonoridades relacionadas ao movimento das águas, dos pássaros, das conchas, de pegadas, de objetos e de outros elementos que aportam em suas margens”, explica Lurdi.

Visitas à exposição podem ser agendadas pelo 51 9 8209-8526.
A entrada é gratuita

Compartilhar: