Luiz 83 | Arte 132 Galeria

A exposição Síntese da forma, de Luiz 83, traz esculturas em bronze e fibra de vidro com pintura automotiva, além de desenhos produzidos em guache, nanquim e grafite sobre papel, inspirados na paisagem urbana. As 23 obras do artista levam o visitante a um universo que ressignifica os signos das metrópoles.

As esculturas e desenhos mostram que o artista paulistano se aproximou da arte primeiro pela pichação, agregando a pintura urbana lúdica e violenta para, em seguida, projetar-se em suportes mais clássicos.

As obras apresentadas retomam a estilização típica da pichação para transformar as letras metaforicamente em massivas edificações e alusões à figura humana. Luiz 83 comenta e transforma a metrópole através de suas pinturas e esculturas, em uma reflexão sobre o contemporâneo, a cidade e suas construções materiais e simbólicas.

Artista independente e autodidata, Luiz 83 extraiu da vivência de pichador, nas ruas da capital paulista, um vocabulário plástico que vem refinando por meio de pesquisas com os meios artísticos mais convencionais, como o desenho, a pintura e a escultura. Além de São Paulo, suas obras já foram expostas nas ruas de Londres.

Compartilhar: