Dasartes

Conteúdo
  • A revista
  • Matérias
  • Agenda
  • Notícias
  • Colunas
  • Aberturas
  • Cursos
  • Web stories
Sobre nós
  • Junte-se a nós
  • Assine grátis
  • Contato
[x] Fechar
Mídia

livro Construção Brasileira_fotokarinabacci_002

Abertura, Lançamento, de, livro, Outros

Lançamento da escultura Olho D’Água de CA CAU | Parque Portugal

Lives

Nova programação online | Ecarta

Exposição

Curta Retiro | Retiro dos Artistas

Compartilhar:
Mídia

Fatima e Aldo Brugnera

Mídia

Bernard Darleman

Mídia

rios pontes e overdrives #2 30x42 _ acrílica sobre papel e colagem. Imagem acervo Calafia Art Store(1)

Mídia

Thiago Ferraz

Mídia

Print

Mídia

06_CarolinaKasting_9103_FotoGabiCarrera

Mídia

image011

Mídia

unnamed

Mídia

31-1535_1500x371

Mídia

David Hockney Joiners

https://dasartes.com.br/dasartes.com.br/wp-content/uploads/2021/07/David-Hockney-Joiners-1.mp4

Mídia

DadoKellerPhotos_EXPSERENO_0028

Mídia

GIOVANA VASONE, FABIANA DINELLI MARAMALDO

revistadasartes

Dasartes
⚫ A Pinacoteca de São Paulo apresenta obras inéditas dos participantes do programa de comissionamento artístico Atos modernos. A exposição discute aspectos da modernidade na produção e no pensamento contemporâneo. “Em um ano de marcos importantes, como as eleições, o centenário da semana de 22 e o bicentenário da independência, tratar das contradições e das memórias que nos constituem torna-se urgente", afirma Horrana de Kássia Santoz, Curadora de Pesquisa e Ação Transdisciplinar Coleção Ivani e Jorge Yunes.

⚫ O grupo de artistas selecionados (Castiel Vitorino Brasileiro, Mitsy Queiroz, Luciara Ribeiro, Olinda Wanderley Tupinambá e Charlene Bicalho) já trabalhava com pesquisas sobre memórias e acervos, temporalidades e ancestralidades. O programa comissionou os trabalhos e cada um dos selecionados ganha espaço na programação pública da Pinacoteca para realização de produções presenciais ou transmitidas nas plataformas digitais do museu.
 
⚫ Um dos destaques da mostra, Olinda Wanderley Tupinambá apresenta o filme Ibirapema (2022), que aborda a questão da modernidade imposta as populações indígenas e não indígenas, que simultaneamente entrelaça vivências e aniquila identidades.

⚫ De 4/6 a 4/7 na Pinacoteca Estação e na Pinacoteca Luz
Largo General Osorio, 66
Praça da Luz, 2

⚫ LEIA MAIS EM WWW.DASARTES.COM

@pinacotecasp @olinda_yawar_wanderley
⚫️ AGENDA: Últimos dias para visitar “Voare ⚫️ AGENDA: Últimos dias para visitar “Voarei com as asas que os urubus me deram”, individual de André Griffo na Galeria Nara Roesler São Paulo. O artista tem se firmado no cenário artístico pela excelência de seu trabalho pictórico, em que espaços arquitetonicamente ou socialmente intrigantes são apresentados com a presença de imagens, figuras e construções em miniatura. 

⚫ Griffo apresenta um novo corpo de trabalho, que não depende diretamente da representação arquitetônica, caracterizando-se também pelo uso de folhas de ouro e pelo entrelaçamento entre o presente e o passado, dado às referências a artistas consagrados da história da arte, como Michelangelo e Van Eyck.
 
⚫ A mostra apresenta uma síntese da pesquisa recente de Griffo, suscitando reflexões sobre questões políticas e sociais atuais fazendo uso de elementos de outros períodos históricos. Ao serem conectadas, através das pinturas e instalações, as diferentes temporalidades podem nos auxiliar a compreender como chegamos até o momento presente.

⚫ Até 21/5 na Galeria Nara Roesler São Paulo
De segunda à sexta, das 10h às 19h; 
Sábados, das 11h às 15h
Avenida Europa, 655 - Jardim Europa, SP

FOTOS: Flavio Freire

@galerianararoesler @andre_griffo
⚫️ AGENDA: Últimas semanas para conferir a ex ⚫️ AGENDA: Últimas semanas para conferir a exposição “Atrás da Grande Muralha – Nova Arte Chinesa e Brasileira”:

Museu de Arte de Brasília
SHTN, Trecho 01, Projeto Orla Polo 03, Lote 05
Aberto todos os dias, 10h as 19h, exceto terças-feiras.
 
⚫️ Com obras impactantes, criadas por destacados artistas chineses e brasileiros, a mostra propõe diálogos entre elas e reflete sobre dilemas do mundo contemporâneo.

⚫️ Um dos objetivos da curadoria é mostrar as diferentes maneiras pelas quais esses artistas utilizam elementos tradicionais da própria cultura, como a caligrafia, a tinta chinesa e os vestígios da pintura realista socialista, para criar obras criativas e impactantes, voltadas a questões atuais e globais. São trabalhos que traduzem esteticamente a pandemia da Covid-19, as desigualdades da globalização, a fragilidade da matéria, problemas ambientais, a hipocrisia humana e o território estreito e desolador do preconceito.

⚫️ Patrocínio: @sesi_df 

⚫️ Artistas: Pu Jie, Angel HUI Hoi Kiu, Zinan Lam, Glênio Lima, Yao Lu, Ilana Lansky, Lígia de Medeiros, Taigo Meireles, Mzyellow, Raquel Nava, Wilson Neto, Christus Nóbrega, Alberto Oliveira, Heloisa Oliveira, Fernanda Pacca, Phil, Sanagê, Dulce Schuck Schunck, Joseph Tong, O Tropicalista, Wang Wu, Sun Xun, Tianli Zu.

⚫️ Fotos:
Imagem 1: Dulce Schuck Schunck, Caliandra, 2010.
Imagem 2: Ya Lu, O barco do vinho no rio Pine, 2012.
Imagem 3: Christus Nobrega, A roupa nova do rei, 2015-2017.
Imagem 4: Sun Xun, O cenário da América do Sul, 2017.

#atrasdagrandemuralha #museudeartedebrasilia #sunxun #christusnobrega #yaolu #dulceschuckschunck
⚫️ Dasartes 119 . Ano 14 . 2022 (Link na bio o ⚫️ Dasartes 119 . Ano 14 . 2022
(Link na bio ou www.dasartes.com.br)

⚫️ CAPA
Em sua primeira mostra na Alemanha, a artista de vanguarda brasileira LYGIA PAPE mostra sua arte transgressora que, por um lado, apresentou uma linguagem formal abstrato-geométrica e, por outro, manifestou-se como uma sutil resistência poética contra o pano de fundo de vinte anos da ditadura no Brasil. Por Cécile Huber. @kunstsammlungnrw 

⚫️ ALTO RELEVO
SONIA DELAUNAY foi uma das pioneiras no desenvolvimento e disseminação da arte abstrata na década de 1910. Trabalhou em diversos suportes na fronteira entre “arte” e “artesanato”, tanto como vanguardista quanto como empreendedora e foi uma precursora de colaborações experimentais contemporâneas em arte e design. Por Alecsandra Matias de Oliveira. @ale_matias @louisianamuseum 

⚫️ DESTAQUE
Conhecido como um dos pioneiros da abstração no brasil, SAMSON FLEXOR participou ativamente deste importante movimento de renovação das artes visuais no país na década de 1950. Nova mostra no MAM-SP resgata a obra tardia do artista, que marca sua transição do moderno para o contemporâneo ao confrontar questões éticas e estéticas de seu tempo. Por Kiki Mazzucchelli. @kmazzucchelli @mamoficial 

⚫️ PELO MUNDO
Primeira exposição no Reino Unido em 20 anos abrange toda a carreira de CAMILLE PISSARRO. O artista francês é considerado por muitos o “pai do Impressionismo”. Por Redação. @ashmoleanmuseum 

⚫️ FLASHBACK
As pinturas de JACOBUS VREL são peculiares, as figuras excêntricas e as cenas de rua parecem saídas de um palco. Por muito tempo, suas obras foram confundidas com as de Johannes Vermeer. Seus trabalhos estão nos acervos dos museus mais famosos do mundo e são raridades cobiçadas entre colecionadores. Mas, até hoje, o pintor holandês parece ser um fantasma. Por Bernd Ebert. @pinakotheken 

⚫️ Coluna do meio, Agenda, De Arte a Z, Livros completam a edição nº 119 | Ano 14 | 2022.

#dasartes #revistadasartes #lygiapape #samsonflexor #soniadelaunay #camillepissarro #jacobusvrel
⚫ A Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta exposição dedicada à obra de Wanda Pimentel (1943 – 2019). As seis pinturas selecionadas para a mostra fazem parte da produção de Pimentel ao longo dos anos 1990, quando a artista depurou sua palheta pictórica e o uso de elementos figurativos. Neste período, Pimentel dedicou-se a empregar linhas ainda mais rigorosas em composições escuras que priorizavam o preto, o cinza, o azul e o marrom. O limite entre o dentro e o fora se embaralha em ambientes soturnos que reforçam a sensação de opressão e confinamento, temática central na obra da artista.

⚫ De 7/5 a 11/6 na Fortes D’Aloia & Gabriel
De terça a sexta-feira, de 10h às 19h | Sábados, de 10h às 18h
Rua James Holland 71, Barra Funda, São Paulo
LEIA MAIS EM WWW.DASARTES.COM

⚫ IMAGENS
1.	Sem título (Vitrine), da série Invólucro [Untitled (Showcase), from the Casing Series], 1996
2.	Sem título [Untitled], 1995
3.	Sem título (Caixa) [Untitled (Box)], 1994 
4.	Passagem, da série Invólucro [Passage, from the Casing Series], 1994

FOTOS: Eduardo Ortega. Cortesia Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo/Rio de Janeiro

@fortesdaloiagabriel
⚫ Dani Sandrini utiliza técnicas de impressão ⚫ Dani Sandrini utiliza técnicas de impressão fotográfica do século 19 para propor uma reflexão sobre como é ser indígena em grandes cidades. Na exposição “Terra Terreno Território”, apresenta imagens captadas na Grande São Paulo, em aldeias indígenas (onde predomina a etnia Guarani) e no contexto urbano (que abriga aproximadamente 53 etnias). 

⚫ A mostra traz agrupamentos fotográficos, nos quais a impressão é feita artesanalmente em papéis sensibilizados com o pigmento extraído do fruto jenipapo, usado por indígenas nas pinturas corporais, e diretamente em folhas de plantas. Os processos se dão artesanalmente, através da ação da luz solar, em tempos que variam de três dias a cinco semanas de exposição.
 
⚫ A delicadeza do processo traz também uma consequente fragilidade para as fotografias com a passagem do tempo. Dependendo da incidência de luz natural diretamente na imagem, esta pode levá-la ao apagamento. A concepção de Sandrini considera esta possibilidade como um paralelo ao apagamento histórico que a cultura indígena vem sofrendo em nosso país. 

⚫ Em cartaz de 3/6 a 30/7 no SESI Itapetininga
Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 - Vila Rio Branco. Itapetininga/SP
Terça a sábado, das 9h às 20h

@sesiitapetininga @dani.sandrini
⚫ No dia da Luta Antimanicomial, 18 de maio, o I ⚫ No dia da Luta Antimanicomial, 18 de maio, o Itaú Cultural abre a exposição “Bispo do Rosario – Eu vim: aparição, impregnação e impacto”. Além de reunir o maior número de peças do Bispo já vistas juntas, fora do Museu Arthur Bispo do Rosário – Arte Contemporânea (mBRAC), a mostra trata do impacto e da impregnação de sua produção em outros pares, modernos e contemporâneos, a ponto de abrir novas possibilidades no modo de fazer arte. 

⚫ A exposição, que tem curadoria de Ricardo Resende, traz ainda experiências artísticas realizadas em ateliês de instituições psiquiátricas brasileiras, que fizeram repensar o modus operandi desses lugares e geraram outros nomes de referência na arte brasileira.

⚫ Neste diálogo entre passado, presente e futuro, são apresentadas cerca de 600 obras, que incluem mais de 400 peças do próprio artista e outras assinadas por artistas que, de alguma forma, orbitaram ou beberam dessa obra, como Leonilson, Carmela Gross, Rosana Paulino, Jaime Laureano, entre outros.

⚫ Em cartaz de 18/5 a 2/10 no Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h | Domingos e feriados das 11h às 19h

⚫ FOTOS:
1. Sem título [Manto da apresentação], s.d. | Coleção PCRJ/Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea | FOTO: Rafael Adorjan
2. Sem título [Grande veleiro], s.d. | Coleção PCRJ/Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea | FOTO: Rafael Adorjan
3. Sem título [Garrafeiro II], s.d. |  Coleção PCRJ/Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea | FOTO: Rafael Adorjan
4. Sem título [Atenção: veneno], s.d. | Coleção PCRJ/Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea | FOTO: Rafael Adorjan
5. Arthur Bispo do Rosário, 1982 | FOTO: Hugo Denizart

@itaucultural @museubispodorosario
⚫ A Pinacoteca de São Paulo inaugura a exposi ⚫ A Pinacoteca de São Paulo inaugura a exposição "Mapa da estrada: novas obras no acervo da vc Pinacoteca de São Paulo". A mostra marca 10 anos do programa de Patronos da Arte Contemporânea, estratégia pioneira para a formação de um fundo voltado a compra de novas obras para o acervo do museu.

⚫ Por conta desta iniciativa, desde 2012, ano de fundação do Programa, mais de R$ 9 milhões foram arrecadados e revertidos em 118 trabalhos que passaram a fazer parte da coleção da Pinacoteca. 
 
⚫ A seleção dos trabalhos para a exposição contempla 32 obras, dentre elas algumas que foram doadas diretamente por pessoas ligadas ao programa. 

⚫ Leia mais em WWW.DASARTES.COM

⚫ IMAGENS:
1. Lyz Parayzo, Bandeira #2, 2021 | FOTO: Isabella Matheus / Pinacoteca de São Paulo
2. Antonio Obá, Nos portões do paraíso, 2020 | FOTO: Isabella Matheus / Pinacoteca de São Paulo

@pinacotecasp @parayzo
Load More... Follow on Instagram
Siga-nos no Instagram
Conteúdo
  • A revista
  • Matérias
  • Agenda
  • Notícias
  • Colunas
  • Aberturas
  • Cursos
  • Web stories
Sobre nós
  • Junte-se a nós
  • Assine grátis
  • Contato

© 2022 DASartes.com.

Este site tem unaghii.

Newsletter

Digite seu email e receba nossa newsletter semanal.

Fechar [x]