Livro “As cores e formas de Beatriz Milhazes” | Itaú Cultural

A Enciclopédia Itaú Cultural convida professores e alunos a conhecerem e refletirem sobre o universo da artista contemporânea Beatriz Milhazes, tema do 32º Caderno do Professor, que passa a ser disponibilizado a partir do dia 16 de março (terça-feira), em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/planos-de-aula. Nele, o plano de aula sugere analisar movimentos e artistas com quem ela dialoga, e também produzir experiências com colagens, utilizando diferentes materiais, tendo como referência as obras, cores e formas de Beatriz. Com o material, é possível trabalhar conceitos da matemática e das artes visuais.

As Cores e Formas de Beatriz Milhazes mostra o universo composto de cores contrastantes, formas livres e diversas, texturas e linhas criadas pela artista. Transitando pela pintura, gravura, colagem e escultura, Beatriz recorre a diversos tipos de materiais, como papéis, tecidos, crochês, bijuterias e miçangas, ressignificando, assim, elementos do cotidiano em sua obra.

Ela também tem a geometria como uma das principais características de seu trabalho, no qual figuras como círculos, quadrados, rosáceas e arabescos, misturadas com as cores fortes, ganham um ritmo orgânico e se distanciam da chamada geometria euclidiana, que prima pelas linhas retas. Com isso, os alunos são chamados a adentrar na ideia da artista, que diz que o ato de experimentar também produz maneiras de olhar o espaço e o mundo.

Mais sobre Beatriz

Além do Caderno do Professor, a trajetória da artista também pode ser aprofundada na exposição Beatriz Milhazes: Avenida Paulista, aberta no dia 12 de dezembro, no Itaú Cultural e o Masp, onde fica em cartaz até o dia 30 de maio. Com as atividades presenciais suspensas em decorrência da pandemia do coronavírus, o público pode conhecer a mostra e a obra da artista por meio de recursos online do site da organização (www.itaucultural.org.br).

Um deles é uma visita virtual guiada pelo curador Ivo Mesquita, disponível em https://www.itaucultural.org.br/secoes/videos/visita-virtual-exposicao-beatriz-milhazes-avenida. Outra opção é a visita em 360 graus (https://www.itaucultural.org.br/secoes/videos/conheca-mostra-beatriz-milhazes-avenida-paulista) pelos três andares expositivos do espaço físico do Itaú Cultural, sediado em São Paulo. Nela, o visitante pode escolher os eixos a serem vistos nesse percurso online, enquanto o processo de criação é comentado pela própria Beatriz, em áudio no qual traz impressões, percepções e observações sobre sua obra.

Compartilhar: