De agosto a novembro de 2025, o Jardim das Esculturas da CAIXA Cultural Brasília recebe a mostra Escultórias | Poesias da Matéria, individual inédita do artista Leandro Gabriel na capital federal. Com curadoria de Léia Lemos, a mostra reúne 16 esculturas produzidas com ferro reaproveitado que revelam a trajetória do artista entre o desenho, a palavra e a tridimensionalidade. A exposição abre ao público no dia 26 de agosto às 17h, e fica em cartaz até o dia 30 de novembro. A visitação é de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada franca e livre para todos os públicos. A CAIXA Cultural Brasília fica no SBS Quadra 4, Lotes 3 / 4.
“As esculturas germinam do esboço rabiscado entre o vivido e o fabulado. A exposição é extensão desse fazer poético: ao ar livre, em diálogo com o chão e os olhos da cidade”, afirma a curadora Léia Lemos. As obras ocupam o espaço ao ar livre como corpos porosos, absorvendo o entorno e dialogando com o público de forma sensível. Mais do que representar formas naturais, como árvores e barcos, Leandro nos convida a refletir sobre como crescemos, nos movimentamos e deixamos marcas no mundo.
Terra, tempo e memória
Leandro Gabriel iniciou sua carreira nas artes plásticas pela pintura e pela letra urbana. Mas foi na escultura que encontrou a linguagem capaz de traduzir seu gesto poético: uma escuta da matéria. As obras expostas — criadas entre 2010 e 2013 — pertencem às séries Pé de quê? e Embarcações, que tratam, respectivamente, das relações com a terra, o tempo e a memória, e do desejo de travessia, deslocamento e reinvenção. “São corpos pesados, porém nascentes, respirando o tempo em cada dobra e solda. Não são meras representações da natureza. Suas ramagens não obedecem a um plano rígido, mas à escuta atenta da matéria”, completa a curadora.

