LB/Festival de Vídeo Online | Luciana Brito Galeria

Atualização 08.05.2020: Dando prosseguimento ao LB/Festival de Vídeo Online, dia 08/05 a galeria apresenta o vídeo “Campo” (1976) de Regina Silveira.

A partir do dia 28 de abril, a Luciana Brito Galeria inaugura mais um canal em seu website.

Trata-se de uma plataforma pensada exclusivamente para a hospedagem de vídeos, com a qual temos o prazer de inaugurar com o LB/Festival de Vídeo Online.

O projeto traz um conjunto de vídeos, atuais e históricos, e traça um panorama na história da videoarte no Brasil e no mundo. Além de ser uma mídia flexível, que nos permite acesso de onde e quando quisermos, o vídeo talvez seja a mídia que mais assimilou as transformações da arte na contemporaneidade, assumindo seu lugar definitivo nas artes visuais.

Dessa forma, o festival quer tornar acessível ao público um conteúdo importante para a história da arte e que já faz parte do acervo Luciana Brito Galeria. Vamos mostrar trabalhos de artistas representados, como Regina Silveira, Hector Zamora, Eder Santos, Marina Abramovic, Pablo Lobato, Anthony McCall, Rochelle Costi, e outros, juntamente com outros convidados. Para iniciar, vamos apresentar o vídeo “Corda” (2014), de Pablo Lobato. Aqui, o artista constrói uma narrativa que mostra a tensão gerada entre os romeiros da procissão católica Círio de Nazaré (Belém-PA) para garantir suas relíquias.

A cada semana, um novo vídeo será disponibilizado e ficará em nosso site por tempo indeterminado. A ideia é instigar o olhar do espectador de maneira a questionar seus conteúdos e debater suas propostas, num exercício despretensioso não apenas de entender os trabalhos desses artistas, mas também de posicionamento ao longo da trajetória da videoarte.

Este novo projeto da galeria foi concebido por Analívia Cordeiro que também participou da curadoria  juntamente com a equipe da galeria.

Além disso, o público poderá acessar o site atualizado com as obras inéditas disponíveis dos artistas representados.

Confira informações sobre Campo de Regina Silveira.

Regina Silveira
Campo  1976
Técnica: VHS, Preto e Branco
Dimensões: 2’56”
Suporte: DVD-PAL a partir de matriz Betacam Digital PAL, em março de 2008.
Procedência/ Histórico:  

Video originalmente gravado em suporte físico analógico- fita magnética VHS- em 2004 convertido em Digital Betacam PAL pela Getty – Film Technology Company, Inc. matriz de onde migrou, em 2008, para disco DVD-PAL, com uma edição de 6 cópias.

 

Campo mostra uma ação simples, de tomada única  e sem edição, de um gesto de percorrer, continuamente e com a ponta de um dedo, os limites e as linhas imaginárias -meridianas e diagonais- implicadas na dimensionalidade do próprio monitor de vídeo. CAMPO é o primeiro vídeo realizado pela artista, no conjunto das incursões iniciais na vídeo arte, realizadas junto ao MAC USP, entre 1976 e 1978.

Compartilhar: