Laura Falzoni | Nós Galeria e Estação Oscar Freire

Laura Falzoni. Série nuvens sobre La Femme, 2021

Conhecida como uma das maiores vitrinistas do Brasil, Laura Falzoni deixou sua carreira de mais de 30 anos para se dedicar à pesquisa fotográfica; a artista ocupa, paralelamente, dois espaços: a Nós Galeria e a Estação Oscar Freire do Metrô.

NA GALERIA:

A Nós Galeria tem o prazer de apresentar “Sob o Céu dos Meus Dias”, primeira individual da artista Laura Falzoni. A mostra, que tem abertura no dia 26 de junho, às 11h, é composta por duas séries de colagens fotográficas digitais e analógicas, criando um remix de imagens de fontes distintas. A exposição é acompanhada de texto de apresentação da psicanalista Bia Dias, e a curadoria das obras por Beth da Matta, ex-diretora do MAM Recife.

Na primeira sala da galeria, Laura expõe trabalhos que circulam entre o alumbramento e a melancolia. As obras são apresentadas em duas técnicas, ora impressas sobre papel fotográfico, ora recortadas e alinhavadas em um fino tecido branco em voal. Nessas vitrines de sonhos, a artista nos convida a deslocar nosso olhar para um mundo utópico.

A segunda sala da galeria é ocupada por outro grupo de colagens, onde a prática fotográfica da artista é mantida, e desta vez, inserida entre papéis ordinários, selos, páginas de livros, sobreposições de imagens e fotografias. Um dos destaques desta série é a obra “Mulher Sardinha”, criada com o Diploma do colégio de seu pai, que traz um uma face mais irônica da artista.

NA ESTAÇÃO OSCAR FREIRE

A Estação Oscar Freire recebe, de 01 a 31 de julho, uma série de 12 fotografias produzidas pela artista Laura Falzoni nos últimos dois anos. As obras serão exibidas em totens espalhados pela estação, localizada na Avenida Rebouças, 1089.

Trabalhando através do princípio de impressão sobre impressão, Laura registra em suas composições o desejo de adição de camadas de significado. Sua lógica de sobreposição resulta em imagens que se complexificam de acordo com suas interferências, ganhando sentidos frescos pela coexistência de signos de tempos distintos numa só superfície.

Laura Falzoni, Série nuvens sobre nuvens. 2021

Compartilhar: