Lançamento: projeto Estrondo! | Alfinete Galeria

No dia 6 de março, a partir da 19h, acontece na Alfinete Galeria o lançamento dos fotolivros das artistas visuais Amanda Carneiro, Bete Coutinho e Júlia Godoy selecionadas e premiadas pelo projeto “Estrondo!”. Cada título tem 100 exemplares numerados e assinados e estarão à venda no local por R$35,00 cada. A apresentação das publicações marca o início das operações da editora Estrondo!, voltada para a edição, editoração, publicação de livros de artistas e fotolivros realizados por artistas mulheres e pessoas que se identificam com o gênero feminino e que tenham na fotografia uma de suas linguagens poéticas.

A escolha dos trabalhos ocorreu por meio de edital público aberto no dia 14 de agosto de 2019. Ao longo de 30 dias, o projeto recebeu cerca de 100 trabalhos que usavam a fotografia como linguagem a partir das mais diferentes abordagens. Com um júri formado pela curadora Cinara Barbosa, de Brasília, e pela artista visual Elza Lima, do Pará, foram selecionados os trabalhos das artistas Amanda Carneiro, Bete Coutinho, Júlia Godoy – que terão seus livros lançados na Alfinete – e Gisele Lima e Isabella Atayde – que participam da segunda etapa de lançamentos ainda no primeiro semestre de 2020.

Além de terem seus livros editados e publicados, as artistas selecionadas receberam um prêmio de R$ 1.000,00 (um mil reais). Os exemplares serão vendidos e o valor será revertido integralmente para os artistas. O projeto Estrondo! é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF. No dia 21 de março, as publicações serão apresentadas na 10º edição do Festival de Fotografia de Tiradentes (MG), um dos mais importantes do país.

 

Compartilhar: