Lançamento de livro de Lêda Watson | Referência Galeria de Arte

No próximo dia 8 de outubro, das 17h às 21h, a Referência Galeria de Arte realiza o lançamento do livro “Pelos caminhos da gravura – Fragmentos de uma paixão definitiva”, sobre a obra da gravurista Lêda Watson. Com 176 páginas, a publicação apresenta ao público além das obras da artista visual, reflexões, estudos, o trabalho em ateliê, além de sua mais recente produção. O livro estará à venda no local por R$ 180,00 Na ocasião, será inaugurada uma mostra com 14 gravuras novas em variados formatos e obras de séries anteriores, formando um recorte da produção da artista.

Com edição do também gravador e professor Newton Scheufler, a publicação revisita a obra da artista a partir de elementos iniciais do trabalho, como o desenho e os estudos para a produção das gravuras. Segundo o editor, o objetivo do livro é mostrar a originalidade da artista e sua técnica no contexto da gravura. Ao longo de dois anos de pesquisas, o editor resgatou estudos e desenhos, uma vez que a gravura sempre começa com o traço e a partir daí se organiza. “A tinta vem depois”, ressalta. “Nunca se falou do desenho da Lêda. Ela tem o poder do desenho de traço intuitivo e selvagem. Exemplo disso são as séries dedicadas ao Cerrado e à natureza.

O livro traz a produção de Lêda Watson agrupada por temas, tendo como eixos as várias áreas de atuação, do trabalho autoral ao ensino da gravura, passando por trechos de textos críticos, matérias de jornais e entrevistas para TVs e reflexões de alunos de vários países das Américas do Sul e Central. “O livro tem caráter fragmentário e ao mesmo tempo apresenta uma etnografia do ateliê da artista”, afirma o Newton.  Diferentemente do primeiro livro publicado com a obra de Lêda Watson, “esta edição”, ressalta Newton, “recupera outros aspectos do trabalho de uma artista visual pautada pela necessidade de compartilhar o conhecimento com as novas gerações, questões referentes à gravura, à história da arte”.

Compartilhar: