Laerte Ramos | OMA Galeria

Conhecido por sua pesquisa em cerâmica Laerte Ramos, exibirá na OMA Galeria uma série de trabalhos inéditos, onde o artista revela um lado experimental, criando uma relação simbólica e subjetiva entre objeto, conceito e memória. O título “Nós do Caos” é uma referência ao conjunto de obras onde a técnica da tapeçaria afegã em nós, é transformada em pixels, revelando imagens que permeiam o conturbado cotidiano brasileiro.

Em uma das obras da série “Plano de fuga” o artista recria “miguelitos”, que são objetos utilizados para perfurar pneus em ações de evasão, portanto um objeto que possui em sua essência uma forte carga de rompimento, colisão e impacto. Tais objetos que estarão espalhadas sobre o piso da galeria, foram criados a partir da reutilização do chumbo de projeteis de balas de revolver, que posteriormente foram banhados por pigmento dourado, remetendo ao ouro, dessa forma o artista cria em seu discurso, atritos da ambiguidade existente entre a fuga do conceito primário do objeto “devido ao que ele representa”, com a preciosidade de uma joia.

A mostra ainda contará com obras da série “Sede de lembranças” onde recordações de infância surge como aporte crítico nas mãos do artista. Ramos cria pequenas esculturas em chumbo que aludem as formas dos sucos-brinquedos, popularmente conhecidos nos anos 80 por ser brinquedos de plástico que continham sucos de cores vibrantes, comercializados em feiras de rua, vendinhas e supermercado.

Tais objetos lúdicos, quando reproduzidos pelas mãos do artista, se apresenta em tons acinzentado opaco, revelando uma frieza e solidez do material, as pequenas esculturas são exibidas dentro de mochilas e pochetes transparentes, esse condicionamento dos objetos transcende para uma fragilidade e instabilidade que o próprio peso material do chumbo se revela diante de seu involucro. Esses recipientes possuem títulos de traduções equivocadas de filmes estadunidenses, trazendo à tona memórias de filmes a muito tempo visto, portanto o peso dessas bagagens são como frames de lembranças pausada.

Durante a abertura da exposição, haverá o lançamento do Almanaque#10, que se trata de um fanzine produzido há dez anos pelo artista, com distribuição gratuita via Qrcode na OMA Galeria. A mostra que tem abertura no dia 26 de abril as 19 horas, ficará em exibição até o dia 03 de junho, com entrada gratuita.

Compartilhar: