Juliano Zanotelli | Luz Instalação Bar

Premiado no III SNAP – Salão de Novos Artistas em Chapecó, em 2008 e classificado em segundo lugar na primeira edição do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, em 2014, em Florianópolis, o artista Juliano Zanotelli, já realizou exposições em Florianópolis, Chapecó, Jaraguá do Sul, Blumenau, Joinville, Rio de Janeiro, entre outras cidades – destaque para a coletiva “Um Espelho no Acervo”, com curadoria de Fernando Lindote, a mostra reuniu 10 artistas catarinenses no Museu de Artes de Santa Catarina (MASC), em 2009 – apresenta, depois de 11 anos, a exposição inédita “Play na Luz”.

A curadoria da nova exposição é de Maristela Müller, artista e sócia do Luz Instalação Bar na Capital de SC, junto do artista Rodrigo Lével. “Queria ter feito essa exposição em 2024, mas, não rolou. E durante um papo com a Mari e o Lével no começo do ano surgiu o convite. Confesso que na hora fiquei pensativo, mas a provocação feita por eles, que são dois artistas que admiro muito, fez com que lado artista visual voltasse à tona, e cá estou”, destaca Juliano.

A mostra faz uma brincadeira com a palavra Play, do inglês jogar, e com o Play de Playmobil, boneco usado pelo artista desde 2007, na criação das obras. “Esse boneco marcou a minha e a infância de muita gente. Quando decidi entrar no mundo das artes, lembro que a Fabiana Wielewicki e o Fernando Lindote, foram os primeiros a conhecer de perto as minhas fotografias. Sem dúvidas, muito do que apresentei nesses quase 20 anos, tem inspiração e orientação deles”, compartilha o artista.

Memórias de infância

Os brinquedos que viram imagens e se tornam peças de jogos são características presentes nos trabalhos do artista. “Em 2008 apresentei a exposição Memórias|Sairómem em Chapecó e em 2009 na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. Foi aí que comecei a utilizar fotografias para estampar jogos de tabuleiro e agora ganham uma nova ‘luz’ nessa exposição”, compartilha Juliano.

Em “Play na Luz”, os visitantes vão poder brincar e interagir com as obras. Serão apresentados jogos da memória, jogo da velha, liga-liga, quebra-cabeça confeccionados em madeira e estampados com fotografias de bonecos de Playmobil. Serviram de modelos para os registros os bonecos da coleção do artista, que estão presentes desde a infância, bem como presentes recebidos ao longo dos anos por amigos e alguns que ele recebeu diretamente da fábrica do brinquedo na Alemanha. A mostra vai ter ainda um bate-bate e um biboquê estilizado para que o público possa testar suas habilidades.

 

Compartilhar: