Julha Franz | Galeria Ecarta

Dedicada à arte contemporânea e à difusão artística no Rio Grande do Sul, a Galeria Ecarta promove a abertura da exposição Antes do Grito, da artista Julha Franz. É a primeira mostra individual da artista e traz um conjunto inédito de vídeo-performances e instalações produzidas em 2019 com trabalhos iniciados em projeto de pesquisa da New York University, conjugando estratégias da alta cultura com o entretenimento vulgar. A curadoria é de Henrique Menezes.
Julha é finalista da Big Awards Competition, premiação que ocorre na Barcelona Art Week (Swab), e uma das convidadas da New York University, instituição que seleciona grupos de performers e ativistas do mundo para potencializar a expressão política de suas respectivas obras. O trabalho da artista une a dimensão social da performance com a celebração da estética drag & queer. De acordo com o curador, os figurinos glamourosos, a gestualidade exagerada e a dublagem caricata constroem uma dramaturgia kitsch empoderada, na qual sobrepõem-se ecos que vão do teatro do absurdo à linguagem dos videoclipes.
Na programação paralela relativa ao programa de curadoria educativa da Ecarta, haverá também na quinta-feira (10), o encontro de engajamento para professores, das 14 às 16h, com inscrições gratuitas pelo telefone 51. 4009 2970.
Compartilhar: