José Bechara | Galeria Marilia Razuk

Na exposição Alvo Incerto, José Bechara apresenta cerca de 15 trabalhos recentes, dentre pinturas de grande formato e esculturas.  Com uma pesquisa cromática mais luminosa, o artista constrói espaços geométricos que oscilam entre o rigor formal e ocorrências randômicas.

O conjunto de pinturas nas quais a tradição geométrica, que usualmente afirma um mundo ideal, cede lugar a uma crise de certezas e elogia as imperfeições desse mesmo mundo constituído por dúvidas, receios e falhas, reflexo da atualidade, que se move oscilante, colidindo em seus arranjos sociais.

Se aprofundando em seu caráter experimental e na utilização diversificada de métodos e materiais, o artista permite novas experiências no campo pictórico, revelando tons e tramas, trazendo espaços elaborados a partir de campos com fronteiras frágeis, conjuntos de linhas hesitantes, que se esforçam para emergir no plano.

Este procedimento envolve cortes de uma grande superfície, uso de materiais e combinações químicas, cálculos, observação de vizinhança de cores, pesos, processos de escolhas, uso de pincéis e outras ferramentas, repetições, observação de tempo e clima, temperatura de cor, e acidentes, muitos acidentes.

Compartilhar: