Desde 2016, outubro é o mês que a Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage elegeu para repensar o mundo sob a perspectiva daqueles que carregam o arrojo das mudanças. Enquanto o Dia da Criança é festejado no Brasil pontualmente, as Jornadas de Outubro estendem a comemoração ao longo do mês inteiro, com programação gratuita dedicada a crianças de todas as idades. A partir de 2020, a iniciativa, que integra o calendário anual da instituição, passou a ser realizada em formato híbrido (on-line e presencial).
“Como brinca disso?” — tema que orienta esta edição — é uma provocação para refletirmos sobre o brincar e suas potências na arte e na educação. As atividades propostas pelas Jornadas buscam construir um espaço plural de criação, aprendizagem e experimentação. A partir de oficinas, apresentações culturais, ativações artísticas, falas públicas e vídeos para todas as idades, as Jornadas questionam como o brincar pode nos ensinar.
O parquinho lage é o núcleo pedagógico da EAV que acontece com e para as crianças, investigando o que uma escola de arte pode aprender com elas. O tema “Como brinca disso?” reafirma a potência revolucionária de uma escola de arte que partilha, aprende e cria saberes junto às crianças.
A partir dos processos pedagógicos e artísticos que serão desenvolvidos ao longo do mês de outubro, uma exposição ocupará os espaços do palacete e do parque. Os cavaletes da EAV vão exibir os resultados das oficinas gratuitas realizadas durante a programação das Jornadas. Junto a isso, os artistas André Vargas e Sallisa Rosa foram convidados a propor ativações a partir de práticas que dialogam com as infâncias desde a intersecção entre arte e educação.
Em parceria firmada com o Galpão Bela Maré e o Solar dos Abacaxis, a EAV vai promover atividades das Jornadas no Galpão, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro. A programação prevê oficinas, música e distribuição de doces, e é voltada apenas às crianças da comunidade. Ao longo das Jornadas, no Parque Lage, serão realizadas visitas exclusivas de crianças da Maré à EAV, para a participação em oficinas.
As reservas para as atividades presenciais devem ser efetuadas através do formulário: docs.google.com/forms/jornadas2022, com até 24h de antecedência (considerando a atividade escolhida). A reserva de vaga é válida até o horário de início da atividade.
A realização das Jornadas de Outubro: Como brinca disso? foi viabilizada pelo apoio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Confira a programação completa:
>> 01/10 (sábado)
- 10h30 – Jogos de pistas com Luana Vieira e Alexis Zelensky [Arte em Família] – presencial
Neste encontro entre crianças de todas as idades, vamos descobrir alguns enigmas do Parque Lage percorrendo por espaços, personagens e histórias que ali habitam. Através de um jogo de pistas passaremos por diversos caminhos que nem sempre nos levarão aos mesmos destinos e mistérios.
- 14h – Brinquedos dobráveis com Rita Valentim e Patricia Chaves [oficina] – presencial
Você já brincou de dobrar? Vamos juntos produzir nossos brinquedos com dobraduras e experimentações brincantes, dando vida aos papéis entre corridas de barcos, voos de aviões e o que mais nossa imaginação alcançar.
>> 08/10 (sábado)
- 10h30 – Eureka! Peteca na Floresta com Pequeno LAB [Arte em Família] – presencial
Uma experiência para crianças de todas as idades e seus familiares investigarem a floresta e brincarem com seus elementos. Vamos criar petecas com materiais naturais coletados pelo parque, buscando diferentes cores e formas. A experiência termina com a proposta de brincar coletivamente com as petecas, inventando diferentes dinâmicas de jogar.
- 14h – Livrinho de artista – Livros de instruções com Luana Vieira e Julia Saldanha [oficina] – presencial
O curso Livrinho de artista convida crianças e suas famílias à criação através do universo dos livros de artista. Os livros são objetos que vão além de um veículo de imagens e textos, e nos surpreendem por suas diferentes maneiras de abordá-los e senti-los. Nesse encontro vamos apresentar livros de artistas como: Yoko Ono, Grupo Fluxos, entre outros artistas, para explorar recursos de linguagem que se extrapolam em experiências multissensoriais. A partir de instruções abordaremos um grande imaginário de vivências e sensações inventando brincadeiras e provocando situações. Iniciaremos a oficina com as perguntas: Como se lê um livro? Como os livros interagem com a gente? A partir daí vamos explorar a ideia de instrução criando nossos próprios livros de artista.
>> 09/10 (domingo)
- 10h30 – Do Barulho com Noan Moreira [oficina] – presencial
A atividade traz uma provocação para que possamos utilizar a audição como sentido primário através dos sons existentes na natureza e que nos remete aos sentimentos, memórias e afetos, tendo como base a imersão musical e a percepção dos sons ocultos existentes em nosso entorno.
- 15h – Palhaçaria Circo Show com CHAP – Companhia Horizontal de Arte Pública [apresentação] – presencial
PALHAÇARIA CIRCO SHOW é uma comédia de circo-teatro para toda família. O espetáculo narra a aventura do Palhaço Trombada Trompete Trombone da Silva 3º, que num ato de heroísmo resolve seguir uma missão solitária: Combater o mau humor da humanidade. Achando que seria autossuficiente, ele sai sozinho pelo mundo com suas palhaçadas e trapalhadas, mas ao se deparar com dois monstros do mau humor, ele percebe que sua missão não será tão fácil assim. E é neste momento que Trombada resolve pedir ajuda aos seus irmãos, os gêmeos acrobatas, Arnaldo Rodolfo 23 e Arnaldo Rosário 24, que sem pestanejar atendem ao pedido de socorro do seu irmão mais velho. Os gêmeos relembram os números que faziam juntos no circo da família, trazendo para a cena os elementos de seus números de circo tradicionais. Trombada, agora mais consciente e confiante, trava uma divertida batalha contra os monstros do mau humor e restaura o bom humor de todos os presentes.
>> 12/10 (quarta)
- Ativações artísticas de André Vargas e Sallisa Rosa
- 10h30 – Poesia e corpo com Regina Neves e Pedro Rocha [arte em família] – presencial
Esse curso experimenta a relação entre movimento e criação poética, os jogos do corpo com a sonoridade, a dança dos poemas; descobrir a poesia que mora em nossos corpos, a partir de um movimento, uma imagem, uma melodia, uma frase, um conto. Junto com as crianças, nos abrimos à inspiração poética, deixando que se expressem emoções, sentimentos, ideias ou pensamentos.
- 14h – Oficina de carimbos e figurinhas com Andréa Hygino [oficina] – presencial
Investigações sobre a linguagem gráfica, a partir de texturas e materiais não convencionais (papelão, e.v.a, tampinhas de garrafa, folhas de árvores, plástico bolha, barbante, etc.) Os materiais e procedimentos serão utilizados na criação de carimbos e impressões de figurinhas.
- 15h – Meu Itan, é a minha história com Nara Campos [apresentação] – presencial
Os Itans são histórias e contos que constituem uma cosmovisão Yorubana. A mediadora cultural Nkento Nara fará uma contação de história que remonta essa perspectiva. A história de duas crianças que salvam sua aldeia de uma grande ameaça será contada e narrada de forma lúdica, interativa e dinâmica, onde as crianças presentes na programação serão os próprios personagens. Além da contação, o público do Parquinho Lage poderá confeccionar elementos presentes na contação de história.
>> 15/10 (sábado)
- 10h30 – Livrinho de artista – Livros de instruções com Luana Vieira e Julia Saldanha [oficina] – presencial
[Exclusivo para o grupo de crianças da Maré]
>> 16/10 (domingo)
- 10h às 17h – ‘Ambientes infláveis’: instalação de Hugo Richard e Natali Tubenchlak
- 10h30 – Brincadeiras de circo com Julyanna Werneck [oficina] – presencial
A vivência Circense é uma forma lúdica de aprendizado capaz de estimular a criatividade e a imaginação da criança. Ao praticar as brincadeiras, as crianças desenvolvem sua capacidade motora e cognitiva através de estímulos e diversão. As atividades despertam várias habilidades como equilíbrio, expressão corporal, autoconfiança, trabalho em equipe, entre outros. Dessa forma, as crianças têm a oportunidade de exercitar melhor a consciência corporal, a noção espacial, a atenção e superação, por exemplo. Aprender brincando com a Arte do Circo é mais divertido!
- 14h – Ler e fazer com Antonio Amador e Mariana Vilanova [oficina] – presencial
Nesta oficina convidamos as crianças e suas famílias para lerem dois livros: Os pontos cardeais acrobatas, de Andrés Sandoval e O livro com um buraco, de Hervé Tullet. A partir disso, iremos experimentar e brincar com as dinâmicas e propostas que os livros nos provocam a fazer.
>> 22/10 (sábado)
- 10h30 – Que máscara é essa? com Carolina Rodrigues e Rafael Rodrigues [Arte em Família – especial De família para família] – presencial
Onde, como, de que forma usamos uma máscara? Neste encontro, vamos brincar com os sons, cheiros e imagens da floresta, observando como nosso corpo interage com esse território e coletando materiais para um exercício de transmutação. Em pequenos grupos, vamos utilizar materiais naturais ou reutilizados para produzir máscaras diversas, imaginando como podemos nos integrar uns aos outros ou aos diferentes elementos observados.
- 14h – Brincando de arquitetura na floresta com Deise Alcantara [oficina] – presencial
Durante passeio até o Platô conversaremos sobre a ‘Floresta como casa/natureza como abrigo’. No caminho haverá coleta de materiais encontrados pelo chão -areia, pedrinhas, sementes, folhas, gravetos- para criação de estruturas imaginárias das casas que alguns animais do Parque constroem ou ocupam como abrigo. Usaremos argila como cimento e após a construção e brincadeiras com as casinhas, cada família poderá encontrar um lugar no mapa do parque para acomodar a estrutura. Ao encontrá-las, os animais poderão brincar e ocupá-las. Como usaremos apenas elementos da própria floresta (orgânico/compostável) não haverá desperdício ou qualquer tipo de poluição ou lixo.
>> 26/10 (quarta)
- Ciclo de conversas – online
Seminário com falas públicas de projetos que envolvam a relação entre o brincar, a educação e a arte na perspectiva das múltiplas infâncias.
10h – Mesa 1
Lanchonete <> Lanchonete
O desafio de se pensar uma Escola Por Vir na Pequena África com Thelma Vilas Boas e Livea Mattos
Ricardo Jaheem
Pedagogias da favela: narrativas do brincar
>> 27/10 (quinta)
- Ciclo de conversas – online
10h – Mesa 2
Kammal João
Processos colaborativos: Biblioteca interetária e Sinfonia Animalada.
Shion L.
“O fantástico Jardim: uma exposição virtual interativa para primeira infância”
>> 29/10 (sábado)
- 10h30 – Brincando no parque com Prof. Mychel Sant’anna [Arte em Família] – presencial
Quem são os principais especialistas na arte de brincar? Sem dúvidas as crianças. Por isso, no mês das crianças, convidamos você e sua família para um passeio diferente no Parque Lage. Em cada espaço, um novo desafio com vivências divertidas e cada experiência será uma dica para o nosso próximo passo. Venham curtir este tour com práticas lúdicas e que não vai deixar ninguém parado!
- 14h – Cama de gato do mato! com Daniela Seixas [oficina] – presencial
[Exclusivo para o grupo de crianças da Maré]
Vamos trançar a floresta? Depois de uma breve caminhada, vamos experimentar e cruzar o espaço da floresta com linhas, folhas, cores, sementes, gravetos e objetos sonoros naturais. Construir, entre as árvores, uma teia cheia de cruzamentos: uma grande cama de gato! Será que vamos conseguir passar pelos espaços dessa enorme cama de gato do mato? Topam o desafio?
>> 01, 08, 15 e 22/10 (sábados)
- Vídeo oficina – online
Micro oficinas no formato de vídeo para redes sociais onde são ensinados pequenas técnicas de arte visuais para crianças e suas famílias. A cada semana é lançado um vídeo novo nas Redes sociais da EAV.