João Matheus | Fundação Cultural Badesc

Trabalho Presente, do artista João Matheus integra a exposição Várias Variáveis na Fundação Cultural Badesc. Crédito: Divulgação

Pinturas em suportes tradicionais, como tela e papel, integram a exposição “Várias Variáveis” do artista João Matheus, que foi selecionada na Chamada Pública Paulo Gaiad 2025 – 1ª exposição individual da Fundação Cultural Badesc.

Com curadoria de Karine Abbati, a individual, que vai apresentar 16 trabalhos produzidos entre os anos de 2023, 2024 e início de 2025, trata, principalmente, das multiplicidades de formas de experienciar a vida a partir do fazer pictórico. Segundo o artista, isso parte do afeto, de deixar-se afetar pelas mais diversas experiências vividas, de forma consciente, a fim de reinterpretá-las e materializá-las na forma de pinturas.

“Nesse sentido, pessoas, objetos, paisagens, espaços e o próprio fazer pictórico se articulam nas composições e no corpo do trabalho na intenção de extrapolarem o limite da pintura e atingirem de forma reflexiva o imaginário de quem experiencia a exposição. Seja pela possibilidade ficcional que se apresenta ou pela relação formal, processual e conceitual entre os trabalhos”, compartilha.

O conjunto de pinturas, que estarão expostas no Espaço Paulo Gaiad, serão interligadas por uma pequena pintura abstrata, intitulada “A lida”. De acordo com João Matheus, a obra carrega uma carga matérica que foi construída ao longo de dois anos com o acúmulo de tinta gerado no processo de criação dos trabalhos que compõem a exposição. Isso significa que ela carrega, literalmente, a matéria dos demais, como se fosse um depósito de tempo, gesto e memória.

“Busco refletir sobre esse acúmulo não somente pela junção de tinta que cria a densidade matérica, mas também no acúmulo de camadas, sentidos, significações, tempo e histórias que os trabalhos num geral e eu compartilhamos neste processo, num caminho de transformações que permite novas significações no contato com os espectadores”, explica João.

PRIMEIRA INDIVIDUAL

Natural de Lages, região serrana de Santa Catarina, João Matheus lembra que quando vivia na cidade de Otacílio Costa, também no interior de SC, não imaginava em um dia apresentar uma exposição como essa.

“Este é um momento de imensa gratidão e realização por poder apresentar a minha primeira individual, ainda mais porque ela agrupa pinturas que de certa forma sintetizam de forma certeira minha investigação e produção, de forma fiel e comprometida, em pintura”, compartilha o artista, que em 2023 participou da coletiva O Sul São Meus Pais, apresentada no Espaço Fernando Beck, também na Fundação.

Compartilhar: