Joana Goulart | Fundação Cultural BADESC

A exposição “Tem paixão e calvário à beça até encontrarem a cura”, da artista Joana Goulart, convida os visitantes a refletir sobre desejo, identidade e os desafios das dissidências de gênero na sociedade e na arte contemporânea. Com curadoria de Gabriel Bonfim, o projeto, selecionado na Chamada Pública Paulo Gaiad – Primeira Individual, foi concebido, de acordo com a artista, a partir da marcação do texto de Pedro Lemebel, especificamente um excerto de A noite dos Visions (ou A Última Festa da Unidade Popular).

“Eu e o Gabriel decidimos que ‘Tem paixão e calvário à beça até encontrarem a cura’ seria o título perfeito para a exposição, sintetizando aquilo que gostaríamos de falar. Depois de escolhermos o título, analisamos minhas obras produzidas nos últimos anos e pensamos qual seria a melhor forma de trazer o projeto à vida. Essa exposição só foi possível pela união Joana-Gabriel-Lemebel”, compartilha Joana.

Composta por 12 obras, a mostra vai reunir uma diversidade de materialidades, como performances e seus registros em vídeo e fotografia, trabalhos em texto, serigrafias, bordados, pinturas e objetos instalativos.

Para Joana, expor na Fundação Cultural BADESC, especialmente no espaço Paulo Gaiad, representa um momento especial e significativo na trajetória artística. “Estou muito animada para materializar todo o trabalho e dividir esse instante com o público e com as pessoas que amo. O espaço é fundamental para a vida cultural da cidade, e ocupar esse ambiente pela primeira vez é emocionante”, completa a artista.

Compartilhar: