Jean Smekatz | Galeria 33

A Galeria 33 em Joinville, estreia a primeira exposição individual do artista visual Jean Smekatz intitulada: Energia do Gesto.

Mais de 20 trabalhos compõem a exposição, em sua grande maioria pinturas de tamanhos variados de 5 metros à 15 centímetros, a técnica utilizada é pintura a óleo e tinta automotiva.

Em Energia do Gesto, o jovem artista Jean Smekatz nos revela a essência de sua expressão artística, e como um dançarino entre luzes dispersas, tece sua trajetória nas artes promovendo intersecções entre o movimento do corpo, criação e a liberdade criativa.

No mesmo dia da estreia, às 17h, Jean também apresentará a performance Queima Luz, onde evoca a técnica pictórica de Caravaggio, onde a luz sobre o fundo escuro, cria um drama operístico. Assim como o Tenebrismo, essa performance destaca o contraste entre luz e escuridão de forma intensa e expressiva, conectando a história da arte com a produção atual do artista.

Nascido no interior do Paraná, o artista visual e performer buscou sua identidade artística desde sua adolescência, inicialmente nos palcos teatrais, da dança ou da moda, e subsequente também nas telas, onde suas pinceladas passaram a ganhar vida.

Assim como o poeta, ensaísta, tradutor e crítico de arte francês Baudelaire, também considerado um dos precursores do simbolismo, defendeu a modernidade do corpo em movimento, Smekatz abraçou essa ideia, encontrando nas multidões e nas cidades a matéria-prima de sua expressão e logo descobriu que suas melhores ideias surgiam durante caminhadas pelos corredores das escolas na qual frequentou. Seu corpo em constante diálogo com o ambiente, encontrou na movimentação uma fonte inesgotável de inspiração, o artista acredita que a beleza está no movimento, na dança da vida que ocorre nas ruas, nos gestos cotidianos das pessoas, ao pintar, Jean não apenas emprega seu corpo na tela em branco, mas transcende os limites da representação visual.

Segundo a curadora da exposição Katiana Machado, a arte de Jean Smekatz, é uma dança de formas e cores, uma sinfonia de movimento congelado em tela. Em cada pincelada, ele expressa seu estado mais puro e visceral. Na exposição “Energia do Gesto”, Smekatz desafia as normas estabelecidas da percepção visual, sua abordagem é encarnada e não dualista, uma fusão de visão e movimento que transcende as limitações da arte convencional.

Inspirado pela pintura abstrata e gestual, ele busca expressar emoções, ideias e sensações por meio de formas, cores e gestos intuitivos. Um artista do movimento, o corpo de Smekatz é seu instrumento de expressão, sua tela coreografia onde a dança da criação se desdobra.

A exposição “Energia do Gesto”, vai até o dia 29 de junho, sábado, emerge como uma celebração da expressão corporal em constante movimento e demonstra uma habilidade notável na fusão de formas visuais e movimentos, ressaltando a capacidade do artista de transcender as fronteiras convencionais da arte contemporânea, cada trabalho refletindo uma autenticidade criativa marcante que convida o observador a uma imersão profunda.

 

Compartilhar: