A Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ), com mais de 40 anos de atuação nas artes visuais de Santa Catarina, foi o local escolhido pelo artista visual e performer Jean Smekatz para abrigar sua segunda exposição individual, intitulada: “Sudarium”, com curadoria de Kethlen Kohl.
Sudarium
Jean Smekatz explora na performance “Sudarium” a relação entre presença e ausência do corpo. Partindo da pintura “Deposição de Cristo” (1603) de Caravaggio e no conceito de “Sudarium” (lenço de linho que envolveu o corpo de Cristo), cria um diálogo entre corpo, gesto, pintura e movimento.
Durante a performance, Smekatz veste linho e utiliza tinta preta aplicada com a técnica de dripping sobre grandes telas. Em seguida, utiliza um rodo para marcar a presença do corpo através de manchas, criando um movimento repetitivo e ritualístico. O som do Shofar, instrumento utilizado em cerimônias judaicas, influencia os movimentos e cria uma atmosfera espiritual no espaço expositivo.
A obra de Smekatz busca refletir sobre vida e morte, sobre o corpo sacrificado e sua representação. Através de ícones e alegorias, o artista convida o público a uma reflexão sobre o ritual e a história de um corpo.
Entrada gratuita